Segundo o relatório do Boletim Focus, do Banco Central (BC), divulgado nesta segunda-feira, 20, o Brasil deve fechar 2021 com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país, em 8,35%.
A estimativa dos analistas do mercado consultados pelo BC subiu em relação à semana passada, quando a projeção era de 8%. Foi a 24ª semana consecutiva de elevação do índice.
Leia mais: “Credit Suisse eleva projeção da taxa Selic de 8,25% para 9,75% em 2022”
O centro da meta de inflação é de 3,75% e, pelo sistema vigente no país, ela será considerada cumprida se ficar entre 2,25% e 5,25%. A expectativa do mercado, portanto, é que o Brasil passe longe de cumprir a meta em 2021.
Para 2022, o mercado subiu a estimativa de inflação de 4,03% para 4,1% — foi a 9ª alta seguida.
Leia também: “Auxílio Brasil deve ficar em R$ 300 até o fim do ano, diz secretário”
Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), de acordo com o Boletim Focus, não houve alteração nas projeções de uma semana para outra. Segundo os economistas ouvidos pelo BC, o país fechará este ano com um crescimento de 5,04%.
Para o ano que vem, a expectativa do mercado baixou de 1,72% para 1,63%.
Leia também: “‘O Brasil está decolando de novo’, afirma Guedes”
Esse tal de Boletim Focus, onde os interessados fazem previsões é uma coisa bem estranha. Pior é levar isso a sério. Eu tenho interesse em ganhar com juros, vou fazer previsões que se encaixem naquilo que for do meu interesse. Não consigo entender essa lógica. Parece a XP fazendo pesquisa eleitoral, alguém acredita. Credo.