O Ministério da Economia disse que a Medida Provisória do Ambiente de Negócios tem o potencial de aumentar o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro de “4,3% a 8,6%” a “longo prazo”. A Pasta não informou a quantos anos se refere a estimativa.
A equipe econômica estima ainda que a medida implicará um aumento de R$ 3,5 bilhões a R$ 10 bilhões de reais por ano em investimento estrangeiro direto. O texto foi assinado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, nesta segunda-feira, 29.
Leia mais: “Boletim Focus projeta inflação maior e PIB menor em 2021”
Entre as mudanças trazidas pela medida estão a possibilidade de abrir empresas em um dia, a redução de burocracias para o comércio exterior, o encurtamento de prazo de licenças para obtenção de eletricidade e a redução de processos judiciários.
Com informações do Estadão Conteúdo
Gostaria de saber quais são as medidas que estão na MP. A reportagem precisa ser mais esclarecedora!
Se é uma Medida Provisória, como diz o próprio nome, não pode garantir nada “em longo prazo”, ainda mais no Brasil que é o maior cemitério mundial das boas intenções. Lembrem-se as privatizações tão prometidas em 2018 que ainda não passaram de promessas eleitoreiras.
Temos um aparelho estatal inchado, doente e falido que é tão intervencionista que se arroga ao direito de desempenhar o serviço de entregador de cartas e encomendas postais. Como diz o velho italiano: “porca miséria”!
Uma boa notícia.