Cúpula de 2020 acontece em ambiente virtual e é organizado pelo governo da Arábia Saudita
A cúpula do G20, grupo formando pelos 19 países com as maiores economias do planeta e a União Europeia, acontece neste sábado, 21, e no domingo 22. O encontro é norteado pelo tema “Percebendo as oportunidades do século 21 para todos” e, segundo um comunicado oficial, deve tratar de soluções para a crise global gerada com a pandemia pelo coronavírus.
“A cúpula deste ano tem mais significado, pois o mundo está olhando para os esforços do G20 em proteger vidas e meios de subsistência e ajudar na recuperação pós-pandemia. Os líderes do G20 também abordarão questões para preparar o caminho para uma recuperação econômica inclusiva, sustentável e resiliente e estabelecer as bases para um futuro melhor. Os objetivos da presidência saudita do G20 se concentram em capacitar as pessoas, protegendo o planeta e criando novas fronteiras”, informa.
A edição deste ano acontece em ambiente virtual e é organizada pelo governo da Arábia Saudita. Os discursos e reuniões que acontecem no evento são transmitidos pelo site www.g20riyadhsummit.org.
Os integrantes do G20
Além da União Europeia, o bloco é formado por África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia.
Leia também: “Bolsonaro conversa com príncipe saudita antes da cúpula do G20”