publicidade
Economia

OCDE vê melhora na projeção do crescimento global e piora do Brasil

Dados divulgados nesta sexta-feira, 17, se referem a 2023 e 2024

fgv, pib, segundo trimestre, estimativa OCDE
OCDE reviu para baixo expectativa de crescimento do PIB do Brasil em 2023 e 2024 | Foto: Reprodução/Pixabay

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) reviu para baixo as expectativas de crescimento para a economia brasileira em 2023 e 2024. Entretanto, para o cenário global, a projeção é de crescimento superior à estimativa anterior. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, 17, pela OCDE.

Para este ano, a OCDE projeta crescimento de 1% do PIB brasileiro, 0,2 ponto porcentual a menos do que o previsto em novembro (1,2%) e ligeiramente acima das projeções do último Boletim Focus, feito com base nas projeções de analistas de mercado e divulgado pelo Banco Central (0,89%).

Receba nossas atualizações

Para 2024, a OCDE espera um crescimento de 1,1% no PIB brasileiro, 0,3 ponto porcentual abaixo da projeção de novembro (1,4%). O último Boletim Focus projetou o crescimento do PIB no ano que vem em 1,5%.

Já para o PIB mundial, a entidade projetou crescimento maior para 2023 e 2024. Neste ano, o PIB global, que avançou 3,2% em 2022, deve crescer 2,6% em 2023. A projeção anterior era de uma expansão de 2,2%. Já para 2024, o crescimento mundial deve acelerar para 2,9%, ante 2,7% da última estimativa.

A OCDE avalia que há espaço para que o Brasil reduza a taxa Selic, atualmente em 13,75% ao ano, a partir da segunda metade do ano. O Boletim Focus projeta que a taxa de juros fechará em 2023 em 12,75%.

Relacionadas

Leia mais sobre:

0 comentários
  1. Andre mendonça
    Andre mendonça

    Estagflação, sonho petista se transformando em realidade. Façam o L e comam picanha, idiotas tupiniquins…

  2. Marcelo DANTON Silva
    Marcelo DANTON Silva

    MENTIRA!! ESCREVAM AI…
    Inflação em 2023 vai se de 2 dígitos….DOIS DÍGITOS!! 10,25%
    PIB vai se de 0,3% SÓ..
    A bolsa vai derreter…ainda vamos ter um circuit Break nesse ano.. A bolsa vai para 90.000 pontos.
    Os esquerdalhas vão tentar um GOLPE…vão tentar fazer uma GLO.
    Eles querem dominar as Forças Armadas…PESSOAL DA RESERVA..PREPAREN-SE PARA REAGIR AOS COMANDANTES PERFÍDIAS…TREINEM. jÁ

    1. Serafim Dos A. Castro Neto
      Serafim Dos A. Castro Neto

      Eu já acredito num PIB levemente negativo este ano.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade