publicidade
Eleições 2022, Economia

Os caminhos para a retomada da indústria

Reduzir a inflação e a taxa básica de juros vai ser uma das principais tarefas do próximo presidente para alavancar o setor

retomada da indústria
Foto: DIVULGAÇÃO/AGÊNCIA BRASIL

A indústria brasileira chegou ao fim do segundo trimestre com queda acima do esperado em junho, interrompendo quatro meses seguidos de ganhos relativamente positivos. Isso porque o setor enfrenta uma série de dificuldades para superar o aumento nos custos de produção e problemas de oferta. No primeiro semestre, o setor acumula queda de 2,2% e, em 12 meses, de 2,8%.

Em junho, a indústria teve queda de 0,4%, se comparado a maio. Economistas ouvidos pela agência de notícias Reuters previam redução de 0,2%. O cenário daqui para a frente não é muito bom, sobretudo por causa da alta da taxa básica de juros (Selic), o rescaldo dos lockdowns e o conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

Receba nossas atualizações

O resultado negativo mais recente veio em janeiro, de quase 2%, perda que o setor ainda não conseguiu recuperar, já que nos quatro meses no azul a indústria acumulou alta de 1,8%. Em linhas gerais, o setor ainda está 1,5% abaixo do patamar pré-pandemia de covid-19, de fevereiro de 2020.

Apesar da queda em junho, a produção industrial fechou o segundo trimestre com ganho de 0,9%, na comparação com janeiro a março, no terceiro trimestre seguido de ganho. “Temos uma indústria que não consegue uma trajetória sustentável de crescimento”, observou o pesquisador André Macedo, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em um estudo publicado pelo IBGE na semana passada, sobre os caminhos para a retomada da indústria.

 

Economia é o tema escolhido por Oeste nesta terça-feira, 16, dentro da série de reportagens “Desafios do Brasil”, que será publicada até 30 de setembro, sempre seguindo a seguinte ordem de temas na semana: segunda-feira (Educação), terça-feira (Economia), quarta-feira (Agro e Meio Ambiente), quinta-feira (Justiça e Segurança Pública) e sexta-feira (Saúde)Veja aqui as reportagens do projeto Desafios do Brasil.

Fechamento de empresas

Ao longo de uma década, quase 10 mil fábricas fecharam as portas no Brasil e 1 milhão de postos de trabalho deixaram de existir. A indústria automobilística se tornou um dos setores que mais encolheram. Segundo o IBGE, quase 25 mil pessoas pararam de trabalhar na produção de veículos entre 2011 e 2020. Em 2011, o setor representava 12% da indústria brasileira. Em 2020, 7,1%, uma queda de quase 5%. Durante a pandemia, 3 mil fábricas fecharam as portas.

Entraves e o caminho para retomada da indústria

André Perfeito, economista-chefe da corretora Necton Investimentos, lista algumas causas que impediram a retomada da indústria. “Temos uma Selic elevada, de 13,75%, a inflação relativamente alta e diminuição da renda das famílias”, constatou, ao mencionar que o processo de estagnação da indústria se intensificou em 2014, sob o governo da então presidente Dilma Rousseff.

O especialista lembrou ainda de fatores externos. Em virtude dos isolamentos, ocorreu uma desorganização da cadeia global de fornecimento de insumos. Por ora, essa regularização ainda não ocorreu, atrapalhando a retomada.

Perfeito explicou que o crescimento tímido da indústria se deu na primeira metade do ano por causa das medidas do governo federal para incentivar o consumo, bem como da redução na taxa de desemprego.

Conforme o economista, a Selic deve começar a cair a partir do ano que vem. “Assim, a indústria deve ter um comportamento melhor”, disse Perfeito. “Por enquanto, não há muito o que o governo possa fazer, porque o Estado está endividado. Para o próximo governo, seja ele qual for, é preciso criar condições para a Selic cair o mais rápido possível, além da inflação.”

1 comentário
  1. Alice Gouvêa Alves da Silva
    Alice Gouvêa Alves da Silva

    Posso possitivar, mas tenho medo de comentar minha alegria

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade