Os números da ineficiência do sistema tributário brasileiro

O Brasil cria duas normas tributárias a cada hora
-Publicidade-
Foto: Revista Oeste/Shutterstock
Foto: Revista Oeste/Shutterstock

Reportagem publicada na Edição 82 da Revista Oeste apresenta um panorama da ineficiência do sistema tributário brasileiro e mostra porque a complexidade de normas e regras atrasa o desenvolvimento do Brasil e desencoraja investidores.

“Desde a Constituição de 1988, já foram editados 6,7 milhões de regras no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). Somente em questões tributárias, são 443 mil normas. Ou seja, mais de 50 por dia útil — ou duas a cada hora. É como se alguém estivesse legislando o tempo todo. E (quase) sempre contra o pagador de impostos.”

-Publicidade-

Ainda, os brasileiros precisam trabalhar, em média, cinco meses por ano para pagar todos os impostos, taxas e contribuições. Isso significa que a tributação, em relação a renda, patrimônio e consumo, está atualmente em quase 41%.

“No ranking dos 30 países com maior carga tributária, o Brasil é o que dá o pior retorno à sua população em termos de serviços públicos de qualidade. É o que conclui a pesquisa Índice de Retorno ao Bem-Estar da Sociedade (Irbes), elaborada pelo IBPT, que considera a carga tributária de cada país (arrecadação em relação ao PIB) e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que mede a evolução nos sistemas de saúde, educação e renda em determinada região.”

Leia a reportagem completa: “O país do pagador de impostos”

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.