O ministro da Economia, Paulo Guedes, negou nesta segunda-feira, 23, que a inflação esteja fora de controle no Brasil. De acordo com o ministro, muitos países enfrentam alta de preços semelhante. “A inflação sobe um pouco, e todo mundo fala em descontrole”, criticou, em evento virtual promovido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). “Não é descontrole; a inflação está subindo no mundo inteiro.”
Segundo Guedes, a taxa de inflação entre 7% e 8% está “dentro do jogo”. No Brasil, o acumulado dos últimos 12 meses, medido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), é de 8,99%. “A inflação norte-americana vai ser de 7% neste ano; a nossa será de 7%, 8%. Estamos dentro do jogo”, afirmou. Atualmente, a inflação sofre influência da crise hídrica e dos preços dos combustíveis; no ano, o IPCA acumula alta de 4,76%.
Leia também: “‘Se piorar, prefiro não ter’, diz Guedes sobre reforma tributária”
8% dentro da meta para quem? Será que o Ministro faz compras no supermercado? A gasolina teve aumento de 51% ao longo do ano de 2021 e a probabilidade é que os valores dos combustíveis cresçam ainda mais. Arroz a 25 o pacote. Feijão a 9 reais. Carne com altas de 47%. Povo comendo salsicha e Miojo. Tudo dentro da meta. Parabéns!
em momento algum o ministro pg disse que as coisas estão baratas. ele apenas disse que a inflação está dentro do que é esperado diante da pandemia, crise hídrica e alta do combustível