PIB deve cair mais de 5% em 2020, diz Boletim Focus

No Boletim Focus divulgado na segunda-feira passada, a expectativa era de uma queda de 4,11% do PIB brasileiro em 2020.
-Publicidade-
A nova cédula foi anunciada há cerca de um mês pelo Banco Central | Foto: GIL FERREIRA/AGÊNCIA CNJ
A nova cédula foi anunciada há cerca de um mês pelo Banco Central | Foto: GIL FERREIRA/AGÊNCIA CNJ | Partidos

Em uma semana, a expectativa de recuo da economia cresceu mais de 1 ponto porcentual, segundo o levantamento feito pelo BC

Banco Central
Foto: GIL FERREIRA/AGÊNCIA CNJ
-Publicidade-

Os agentes do mercado revisaram para baixo a expectativa do Produto Interno Bruto (PIB) para este ano, de acordo com a nova edição do Boletim Focus divulgada nesta manhã pelo Banco Central do Brasil (BC).

Segundo o levantamento feito pelo BC, o mercado espera que a economia do país tenha um recuo de 5,12% no ano. No último Boletim Focus, divulgado na segunda-feira passada, a expectativa era de queda de 4,11% do PIB.

Na última semana, em seu relatório de despesas e receitas do orçamento de 2020, o Ministério da Economia previu um declínio de 4,7% do PIB no ano. Caso isso se concretize, será o maior recuo da economia brasileira em 120 anos.

Muito dessa expectativa de queda da economia deve-se aos efeitos da pandemia do coronavírus. No último IBC-Br, considerado uma prévia do PIB, foi apontada uma diminuição de 1,95% do PIB no primeiro trimestre.

Para o IPCA, o índice oficial de inflação, os agentes do mercado também esperam uma baixa: o número passou de 1,76% há uma semana para 1,59% no Boletim Focus divulgado hoje.

A taxa Selic também deve cair. O mercado está com essa expectativa após o último corte, de 0,75 ponto porcentual, realizado pelo Copom e a perspectiva de novos cortes até o fim do ano. De acordo com quem foi ouvido pelo BC, a Selic deve fechar o ano em 2,25%, 0,75 ponto porcentual abaixo do índice atual de 3%, que é o menor da história.

 

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site