publicidade
Economia

Picanha mais cara: preço da carne e dos ovos dispara em outubro

O levantamento da Neogrid mostrou que a inflação sobre os alimentos está alta no último ano

Preço da carne dispara
Movimentação de consumidores no corredor dos açougues do Mercado da Lapa, na Lapa, zona oeste de São Paulo | Foto: Taba Benedicto/Estadão Conteúdo

Em outubro, os consumidores no Brasil perceberam um aumento nos preços de ovos e carnes, conforme o levantamento da Neogrid. O preço médio dos ovos subiu 7,7%, de R$ 0,77 em setembro para R$ 0,83 em outubro.

A carne bovina teve um acréscimo de 5,6%. O preço médio passou de R$ 33,38 para R$ 35,24. Já a carne suína aumentou 5,3%, e passou de R$ 16,61 para R$ 17,49.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Economia em Oeste

Nos últimos meses, os preços da carne bovina subiram constantemente. Em agosto, o preço médio por quilo era de R$ 31,51, período em que havia muitos bovinos para abate.

Durante o terceiro trimestre, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que 10,33 milhões de cabeças de gado foram abatidas. No entanto, a maior quantidade de fêmeas abatidas reduziu os nascimentos de bezerros, o que diminuiu a oferta.

A seca severa e as queimadas agravaram a situação por causa da diminuição da produção de pasto, principal alimento do gado. Isso obrigou os pecuaristas a optarem pelo confinamento, uma prática mais cara.

Anna Fercher, da Neogrid, afirmou que “a forte demanda externa” também elevou os preços internos da carne bovina. “O aquecimento das exportações reduz a quantidade de carne disponível no mercado interno, pressionando os preços para cima”, disse ao Canal Rural.

Leia também: “Esperavam picanha, receberam inflação”, reportagem de Carlo Cauti publicada na Edição 211 da Revista Oeste

O relatório da Neogrid mostrou que produtos como óleo e frango também ficaram mais caros, com aumentos de 4,7% e 3,3%, respectivamente. Em contrapartida, alguns produtos tiveram queda nos preços de setembro a outubro.

Preço dos legumes caiu no período

Os preços dos legumes tiveram uma queda de 6,6%, e os da farinha de mandioca caíram 3,7%. O creme dental, o leite em pó e o leite UHT também tiveram reduções de preço, com variações de 2,3%, 1,6% e 1,4%, respectivamente.

No acumulado do ano até outubro, o café, tanto em pó quanto em grãos, liderou o aumento de preços, subindo 36%, de R$ 36,89 em dezembro de 2023 para R$ 50,30. O valor do leite UHT aumentou 25%, seguido pelo preço dos ovos, com 19,7%, de refrigerantes, que subiram 17,5%, e queijos, com alta de 17%.

No Sudeste, as maiores altas foram em carnes bovinas, com 8%; suína, com 5,7%; óleo, com 4,6%; ovos, com 3,9%; e frangos, com 3,6%.

No entanto, as principais reduções ocorreram em legumes, com queda de 7,9%; creme dental, com redução de 2,8%; leite em pó, que caiu 2,4%; farinha de mandioca, com diminuição de 2,2%; e leite UHT, que reduziu 1,8%.

Leia também:

Leia mais sobre:

7 comentários
  1. José Francisco Schulte Ulguim
    José Francisco Schulte Ulguim

    petistas…esquerdopatas..dedico a vcs! vcs merecem! Até para vcs burrice tem limites!

  2. Gilson Herz
    Gilson Herz

    E viva o governo do amor. O governo do Bolsonaro já passou. Estamos em 2024 e ainda tem uns e outros falando do Bolsonaro. Quanta paranoia. Mais um fanático do nove dedos, esperando pela picanha.

  3. Fabiano Vilas Boas
    Fabiano Vilas Boas

    Nada tem a ver com o final de ano e a perspectiva de aumento de consumo…
    Ao menos, os mais pobres não precisarão comer ossos, pele/pescoço, pés de frango como na gestão Bolsonaro.
    Precisamos de importadores independentes para colocar carne vinda do Mercosul no mercado brasileiro, e assim derrubar o monopólio das empresas brasileiras. Algo semelhante ao que aconteceu com o leite, que se não fosse isso, teria batido R$8/litro.

    1. R Fortes
      R Fortes

      Que tal CarneBrás? : Nova estatal que produz, exporta e importa, regula o mercado.
      Ou revalidar as delações premiadas dos Batista, reincidindo “acordo” entre o monopólio e o governo e judiciário?

  4. O BELFORROXENSE
    O BELFORROXENSE

    Parabens aos envolvidos fazedores de “L”. Continuem… E aproveitem e comam mais “abróbas”, esquerdotários malditos…

    1. Fabiano Vilas Boas
      Fabiano Vilas Boas

      Cara, sugiro que você busque conhecimento no que é a esquerda nos tempos atuais.
      Tenho certeza que você vai se identificar como “socialista” e vai diminuir muito seu amor pela direita pura.
      Caso eu esteja enganado, ou você é empresário, ou não entende mesmo do tema.

      1. O BELFORROXENSE
        O BELFORROXENSE

        E eu sugiro que quem seja esquerdista, ou apoia esse DESgoverno atual, pare de comentar aqui e faça seus comentários no G1 da Globes, ou UOU, essas redes vendidas. Lá o sr. se encontrará e poderá defender o Luladrão e seus asseclas com toda a garra…

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade