Plano de saúde individual terá redução de mensalidade

É a primeira vez que isto ocorre
-Publicidade-
Reajuste no plano de saúde individual: obrigatório de 1º de maio de 2021 a 30 de abril de 2022
Reajuste no plano de saúde individual: obrigatório de 1º de maio de 2021 a 30 de abril de 2022 | Foto: Divulgação/Pixabay

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou, durante reunião colegiada nesta quinta-feira 8, um índice de reajuste negativo de -8,19% para os planos de saúde individuais. Desde a criação da agência, é a primeira vez que isto ocorre.

A variação acontece após a ANS apurar que, em 2020, apesar dos casos de covid-19 terem levado a um aumento dos atendimentos de emergências e internações, houve gasto menor das operadoras com procedimentos ambulatoriais e eletivos. Por ser um reajuste negativo, há um abatimento na mensalidade do plano, informa uma reportagem do jornal Valor Econômico. A regra é válida somente para os planos de saúde individuais, cerca de 18% do total de contratos.

O diretor-presidente substituto da ANS, Rogério Scarabel, afirmou, durante a reunião, que caso uma operadora decida não aplicar a redução, estará em desacordo com a lei. “É obrigatório de 1º de maio de 2021 a 30 de abril de 2022”, disse. “Está vedada a aplicação de reajuste maior ou reajuste zero, sob pena de descumprimento da legislação vigente”.

-Publicidade-

Planos não regulamentados do Bradesco, SulAmérica e ItaúSeg terão reajuste negativo de 7,24%. Já para o plano da Amil, o índice ficou em -7,83%.

Leia também: “Planos de saúde ganham mais de 1 milhão de beneficiários em um ano”

Com informações de Estadão Conteúdo e do jornal Valor Econômico

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

3 comentários

  1. Alguém, de posse de suas plenas faculdades mentais, acredita nisso? Então acredite também em cegonha, papai noel, zumbi, etc. Isso aí é conversa para boi dormir.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site