A produção industrial caiu 0,3% em fevereiro ante janeiro, na série com ajuste sazonal. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reportou a queda na manhã desta quarta-feira, 3.
O resultado contrariou a mediana das previsões de analistas ouvidos pelo “Projeções Broadcast”. O mercado esperava por 0,3%, mas de alta da produção no país. As estimativas iam desde uma queda de 0,7% até alta de 1,5%.
“Entre as grandes categorias econômicas, bens intermediários, ao recuar 0,7%, assinalou o único resultado negativo nesse mês e interrompeu quatro meses consecutivos de crescimento, período em que acumulou avanço de 2,9%”, informa o IBGE. “O setor produtor de bens de consumo semi e não duráveis mostrou variação nula (0%) em fevereiro de 2024, após apontar -0,1% em janeiro de 2024 e 0,0% em dezembro de 2023.”
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
Em relação a fevereiro de 2023, a produção subiu 5%. Nessa comparação, sem ajuste, as estimativas variavam de um avanço de 1,9% a 7%, com mediana positiva de 5,7%.
Crescimento da produção industrial em um ano
No acumulado do ano, a indústria do Brasil teve alta de 4,3%. No acumulado em 12 meses, houve alta de 1%, ante avanço de 0,4% até janeiro.
Leia também: “Pessimismo econômico”, coluna de Carlo Cauti publicada na Edição 207 da Revista Oeste
Revista Oeste, com informações da Agência Estado