O mercado elevou sua expectativa para o patamar dos juros ao fim do próximo ano, antecipando uma redução menor da taxa Selic ao longo de 2023, ao mesmo tempo que previu um aumento maior da dívida pública, mostrou o relatório semanalFocus do Banco Central, divulgado nesta segunda-feira, 5.
Para 2023, o mercado projeta uma Selic de 11,75% no fim de 2023, 0,25 ponto porcentual a mais do que na semana passada e 0,5 ponto porcentual a mais do que há quatro semanas. O aumento na projeção dos juros reflete as incertezas em relação ao teto de gastos e à política fiscal no governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O cenário de contas públicas contemplado no Relatório de Mercado Focus também reflete a política fiscal de Lula e mostra situações opostas em 2022 e 2023. Para este ano, as estimativas têm melhorado, em consonância com os bons resultados fiscais. Já as projeções para 2023 se deterioram em meio aos temores com os planos de aumento de gastos do governo eleito.
Para 2022, os analistas projetam que a dívida líquida do setor público atinja 57,7% do PIB, mesmo patamar da semana e inferior à projeção de quatro semanas atrás (58,45% do PIB). Já para 2023, a projeção era de 61% há uma semana e agora é de 61,5% do PIB.
Além disso, o relatório também mostrou que o mercado está prevendo que o PIB cresça mais de 3% neste ano e a inflação chegue perto dos 6%. As projeções para o câmbio diminuíram na última semana, de R$ 5,27 para R$ 5,25, e a sinalização é que o Comitê de Política Monetária mantenha a taxa básica de juro em 13,75% ao ano nesta semana.
A projeção da inflação para 2023 também cresceu. Há quatro semanas, era de 4,94%; passou a 5,02% há uma semana e agora está em 5,08%.
A estimativa para o superávit primário em 2022 passou de 1,25% para 1,29% do PIB. Há um mês, era de 1% do PIB. Já, para 2023, a projeção de déficit primário piorou de 0,80% para 0,90% do PIB, de 0,50% quatro semanas antes.
Relacionadas
Daqui a 6 meses esse País só Deus sabe como estará. 🤔
COM ESTE LADRÃO CACHACEIRO, VOLTANDO AO CRIME, AINDA EXISTEM DÚVIDAS KKKKKKKK QUANTA INGENUIDADE, KKKKKK
Não vai adiantar muito o mercado se preocupar mas e bom mandar recado porque racional se a pisada for a do ladrão rapidamente mudam o CEP do investimento … no Brasil nada acontecerá de útil até a posse do novo Senado e eleição de seu presidente que pode ser o homem mais importante do país ou um merda ridiculo e covarde “pachequim” e quem sobreviver verá.
O chamado “MERCADO” é tudo aquilo que não é povão, que não é trabalhador, que não produz riqueza. Ele não se importa quando se retira direitos, sucateia a educação e acaba com a previdência.
São rentistas transferindo seu dinheiro baseados em manifestações, ainda que falaciosas. São robôs especulando e nada mais…
Acorda! Se você perder tudo o “MERCADO” não tá nem aí pra você! PATRIOTÁRIO
Todo petista é burro e desonesto, porém metido a entendido, ele acha que quem produz riqueza é o governo principalmente se for PT, uma fardo de alfaia vai fazer bem ao encantado por Lula, mortadela já era para essa jumentada.
Quem te sustenta: o mercado ou você é algum parasita do estado sustentado com impostos gerados pelo “mercado”?
E está só começando
A picanha para os imbecis está ficando difícil
Mas pode chutar ou fazer sopa com água contaminada de pé de frango
Será que somente eu está em torcida para dar tudo errado? Pois depois de tudo que ocorreu nos 16 anos de governo PT e todos os escândalos de corrupção, chantagem, assassinatos, doutrinação e ainda ver milhões de pessoas que votaram no larápio o Brasil só tem uma solução, que é passar por uma “purificação” mental e espiritual, e para isso acontecer o povo vai ter que sofrer bastante até acordar da desgraça que foi um dia ter dado a chance novamente desse partido demoníaco ter voltado a cena do crime!