Ibovespa avança mais de 3% enquanto que a moeda brasileira segue se tornando mais forte em relação ao dólar
O mercado de ações no Brasil fechou uma semana positiva. Assim pode ser definido o resultado alcançado na bolsa de valores de São Paulo no consolidado desta sexta-feira, 3. Comparando com o período anterior, o Ibovespa teve alta de 3,1%. Com isso, chegou aos 96.765 pontos.
Leia mais: “Diferentemente de Bezos, brasileiro mais rico do mundo perde dinheiro”
Dessa forma, o Ibovespa acompanhou o otimismo de mercados internacionais. Na Europa, por exemplo, a Euro Stoxx 50 avançou 2,6%. Nos Estados Unidos (S&P500) e em Hong Kong (Hang Seng), os crescimentos foram superior a 3%. As altas foram de 4% e 3,3%, respectivamente.
No Brasil, os papéis de cinco companhias ajudaram a impulsionar a alta. De acordo com os dados divulgados pela XP Investimentos, o quinteto de empresas fechou a semana com crescimento na casa dos dois dígitos — em dados percentuais quando comparados com operação na semana anterior.
- Cyrella — 16%;
- Cogna Educação — 13%;
- CVC — 11%;
- MRV — 11%;
- Cosan — 10%.
Real valorizado
Em termos percentuais, a moeda brasileira teve desempenho similar ao do Ibovespa. Com o real valorizado em 3,2% frente ao dólar. Nesse sentido, a semana cambial se encerra com o dólar sendo negociado R$ 5,31. Conforme havia registrado Oeste, a moeda norte-americana já vinha se desvalorizando no começo da semana.