publicidade
Economia

Petrobras 'reestatizar' refinaria é 'tiro no pé', diz presidente da Refina Brasil

De acordo com Evaristo Pinheiro, da Associação Brasileira dos Refinadores Privados, recorrer à Justiça para cancelar venda não daria resultado à petrolífera

Petrobras tiro no pé
A refinaria localizada no Ceará foi vendida no ano passado, sob o governo de Jair Bolsonaro, por U$ 34 milhões | Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

O presidente da Associação Brasileira dos Refinadores Privados (Refina Brasil), Evaristo Pinheiro, criticou o processo de “reestatização” pela Petrobras da refinaria Lubnor, localizada no Ceará. De acordo com ele, o cancelamento da venda do ativo para para a Grepar Associações Ltda representa “um tiro no pé” por parte da petrolífera. 

+ Leia mais notícias de Politica em Oeste

Receba nossas atualizações

O representante da Refina Brasil falou sobre o assunto nesta quarta-feira, 29. A declaração foi dada no mesmo dia em que representantes do governo Lula se encontram em Riad, na Arábia Saudita, em busca de investimentos para o país.

“A Petrobras se aproveitou de uma condição que ela mesma não cumpriu para revogar o contrato”, disse Pinheiro, sobre o movimento da companhia para anular a venda da Lubnor à iniciativa privada. “A sinalização do governo brasileiro é muito ruim, ainda mais nesse momento que está em Riad em busca de investimentos.”

Venda da refinaria da Petrobras ocorreu no governo Bolsonaro

A venda da refinaria ocorreu no ano passado, sob o governo de Jair Bolsonaro, por US$ 34 milhões. A Grepar antecipou 10% do valor. A associação também investiu em estudos precedentes à aquisição.

Leia mais: “Presidente da Petrobras fala em parceria do Brasil com a Arábia Saudita”

Para o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, outros cancelamentos podem ocorrer. “O que não está assinado pode ser revisto.”

prates - refina brasil - petrobras - refinaria - reestatizar - reestatização
Jean Paul Prates, presidente da Petrobras; sob gestão dele, companhia ‘reestatizou’ refinaria no Ceará | Foto: Agência Brasil

A Grepar chegou a recorrer, mas sem sucesso

A Grepar chegou a recorrer à Secretaria do Patrimônio da União, mas não obteve sucesso. De acordo com Pinheiro, “foi uma interlocução desastrosa, não deram nem resposta” à empresa. 

Leia também: “Petrobras cancela contrato e ‘reestatiza’ refinaria no Nordeste”

Ainda de acordo com o presidente da Refina Brasil, recorrer à Justiça não daria resultado. Para ele, a disputa da Grepar com a estatal “seria desigual”. No entanto, ele alertou para o fato de que, para criar um ambiente competitivo no Brasil, o governo federal deveria rever essa postura de “reestatizar” a refinaria nordestina. 

“A Petrobras está praticando abuso de poder, e agora vai ao Cade [Conselho Administrativo de Defesa Econômica] pedir para revisar o TCC [Termo de Cessação de Conduta] que a obrigava a vender mais refinarias”, afirmou Pinheiro. “A Petrobras não vai conseguir fazer tudo, e o nosso mercado de derivados é deficitário, precisamos contar com o setor privado.”

“‘Uso político volta a ameaçar Petrobras’, diz O Globo”

Leia também: “O PT está quebrando a Petrobras. De novo”, reportagem de Carlo Cauti publicada na Edição 178 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade