publicidade
Economia

Tarifa de ônibus em São Paulo pode chegar a R$ 5,10

Sem alteração nos últimos dois anos, preço deve ir dos atuais R$ 4,40 para R$ 5 ou R$ 5,10 a partir do dia 1º de janeiro

cidade de são paulo, frota de ônibus, tj-sp, prefeitura de são paulo, reabertura econômica, bruno covas
Justiça quer 100% da frota de ônibus nas ruas, mas Covas afirma que não há necessidade e que irá recorrer | Foto: LeoMSantos/Wikimedia Commons

O preço da passagem de ônibus na cidade de São Paulo deve aumentar no início de 2022. A Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana e a SPTrans devem apresentar ao prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB), uma proposta de elevação da tarifa, dos atuais R$ 4,40 para R$ 5 ou R$ 5,10. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

O provável reajuste foi debatido em reunião do Conselho Municipal de Trânsito e Transportes na manhã desta quarta-feira, 22. Nunes não esteve presente no encontro.

Receba nossas atualizações

O anúncio do novo preço da passagem de ônibus na cidade deve ser feito pelo prefeito até o fim desta semana, em comunicação à Câmara Municipal. A tarifa deve entrar em vigor já a partir do dia 1º de janeiro.

Na semana passada, Nunes disse que ainda negociava com o governo federal apoio financeiro para que a União custeasse a gratuidade para os idosos, o que poderia até evitar o reajuste geral.

Em nota divulgada no início da tarde de hoje, a prefeitura de São Paulo informou que os dados referentes a tarifas, custos e subsídios do sistema municipal de ônibus seriam encaminhados ao gabinete do prefeito, “que analisará os números em conjunto com as secretarias de Governo e da Fazenda, para posterior tomada de decisão”.

O aumento do preço da passagem, de acordo com a gestão municipal, seria uma recomposição pelo valor da inflação dos últimos dois anos. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país, atingiu 15,5% no acumulado entre dezembro de 2019 e novembro de 2021. São Paulo está sem reajuste na tarifa há dois anos.

2 comentários
  1. Renata Thomaz
    Renata Thomaz

    Oi???? Imagina aqui no Rio…. Estamos pagando a conta pela estupidez de políticos com “sangue nos olhos” em derrubar Bolsonaro…

  2. Marcelo Gurgel
    Marcelo Gurgel

    A prefeitura de São Paulo tem que negociar as gratuidades com o endinheirado governo estadual de São Paulo e não com o federal.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade