publicidade
Economia

Toyota dá férias e lay-off a quase 6 mil funcionários

Um temporal na última segunda-feira, 22, danificou a fábrica da montadora em Porto Feliz (SP), o que gerou à suspensão das operações no Brasil

fábrica da toyota em porto feliz
Fachada do que era a fábrica da Toyota em Porto Feliz; local foi afetado pela tempestade que atingiu o Estado de São Paulo em 22/9/2025 | Foto: Reprodução/Redes sociais

A Toyota informou que concederá férias coletivas para 5,7 mil empregados. A montadora já havia informado a suspensão de todas as operações no Brasil depois do vendaval registrado na última segunda-feira, 22, que danificou parte da fábrica de motores e afetou diretamente o fornecimento para as linhas de produção em Sorocaba e Indaiatuba.

De acordo com a companhia, as férias coletivas ocorrerão entre os dias 1º e 20 de outubro. Em seguida, a partir do dia 21, será implementado o lay-off, com duração prevista entre 60 e 150 dias. Durante esse período, funcionários com salários de até R$ 10 mil receberão o valor integral; para os demais, o pagamento será escalonado.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Economia em Oeste

toyota produção brasil carros corolla paralisação
A paralisação atinge diretamente modelos como Yaris Cross, Yaris (exportação), Corolla e Corolla Cross | Divulgação/Toyota

Impacto para os trabalhadores e produção da Toyota

A Toyota informou que, mesmo com a paralisação, benefícios como plano de saúde, vale-alimentação e participação nos lucros seguem garantidos aos trabalhadores. O impacto na fábrica de Porto Feliz interrompe o fornecimento de motores para modelos como Corolla e Yaris Cross, previstos para montagem nas demais plantas brasileiras.

A decisão foi encaminhada aos sindicatos das três unidades nacionais, e o resultado da votação sobre o acordo será conhecido nesta segunda-feira, 29. Vale destacar que, durante o lay-off, os funcionários deverão participar do programa bolsa-qualificação, o qual inclui cursos presenciais ou on-line.

+ Leia também: “Temporal em SP provoca adiamento de lançamento da Toyota

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade