A Toyota suspendeu a produção do sedã Corolla em Indaiatuba, no interior de São Paulo. Segundo o comunicado da montadora divulgado na quinta-feira 10, o motivo é a falta de componentes importados do Japão. Espera-se que a produção seja retomada a partir de 21 de março.
Na unidade da Toyota em Sorocaba (SP), onde são produzidos os modelos Corolla Cross, Yaris e o Etios, a montadora informou que as atividades seguem normalmente.
Em nota, a Toyota comunicou que, “apesar de todos os esforços que temos realizado ao longo do tempo para gerenciar a falta de insumos que afeta a cadeia de suprimentos global, provocada pela pandemia de covid-19, uma parada neste momento é inevitável”.
Relacionadas
Outras montadoras
A Caoa Chery é outra montadora que suspenderá a produção a partir da semana que vem, porém, com uma paralisação mais longa, de um mês e meio.
A empresa ficou sem componentes eletrônicos para produzir os utilitários esportivos e sedãs que monta em Jacareí (SP). Os cerca de 450 funcionários de produção da Caoa Chery terão os contratos suspensos, o chamado layoff, durante o período sem atividade.
Em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, a Mercedes-Benz, também por insuficiência de componentes eletrônicos, vai dar nas próximas duas semanas dar férias a 600 trabalhadores — ou o equivalente a 10% do efetivo de produção — das áreas de eixos, câmbio e caminhões. Há possibilidade de outro grupo entrar em férias coletivas no fim do mês.