Empresa foi penalizada por tragédia em Brumadinho; recursos serão destinados para projetos de saneamento e benfeitorias em parques de Minas Gerais

A Vale do Rio Doce vai pagar R$ 250 milhões através de obras em saneamento básico e benfeitorias em parques nacionais de Minas Gerais. Em síntese, os recursos são provenientes de multas que a mineradora se comprometeu a pagar pelo desastre de Brumadinho.
Receba nossas atualizações
Desse valor, R$ 100 milhões vão para projetos de saneamento e eliminação de lixões e R$ 150 milhões aplicados em parques. O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, afirmou que os projetos serão escolhidos pelo governo e a execução ficará a cargo da Vale, no prazo de três anos.
O desastre em Brumadinho, ocorrido em janeiro de 2019, resultou em 259 mortos e outros 11 desaparecidos. Desde então, as buscas começaram. Contudo, em março deste ano, os bombeiros paralisaram as operações na região devido à pandemia de coronavírus.
Assim sendo, em janeiro, o Ministério Público de MG indiciou 11 dirigentes da Vale. Portanto, inclui-se o então presidente da mineradora, Fabio Schvartsman e cinco representantes da consultora alemã Tuv Sud, por homicídio duplamente qualificado de 270 pessoas, além de crime ambiental.
Entre ou assine para enviar um comentário.
Você precisa de uma assinatura válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.