publicidade
Economia

Valec será incorporada à estatal do trem-bala

Governo quer reduzir gastos com a fusão das empresas

concessões, tarcísio de freitas, ministério da infraestrutura, aeroportos, rodovias, ferrovias, investimentos, privatizações
O ministro Tarcísio de Freitas comemora os possíveis R$ 75 bilhões em investimentos privados conseguidos por sua pasta com as concessões até 2021 | Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil

O governo planeja unir a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias e a Empresa de Planejamento e Logística (EPL) para reduzir gastos públicos e “torná-las eficientes”. A informação foi divulgada pelo Ministério da Infraestrutura, na segunda-feira 19. De acordo com a pasta, a nova estatal vai se chamar Infra S.A. Hoje, a EPL atua na elaboração de estudos técnicos para as concessões de transportes. Foi criada, em 2012, no governo Dilma Rousseff com a promessa de lançar o trem-bala, que ligaria os Estados Rio-São Paulo. Já a Valec é responsável pela construção e administração de ferrovias federais.

Quer saber quanto custam estatais como a do trem-bala? Leia, então, “O preço da ineficiência”, reportagem publicada na edição n° 2 da Revista Oeste

Receba nossas atualizações

Segundo o ministério, a fusão reduzirá os custos de manutenção da União e “priorizará o que há de melhor em conhecimento e capital humano de ambas para projetos de infraestrutura”. A previsão é que o plano de reestruturação seja apresentado em até 90 dias e o processo concluído em 270 dias. “A partir da junção, a Infra S.A. terá a missão de estruturar os projetos de concessão de ativos à iniciativa privada a longo prazo”, garantiu a pasta, em nota. “Esperamos engajamento nesse processo para que possamos projetar uma nova empresa”, afirmou o ministro Tarcísio Gomes de Freitas.

 

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. Júlio Rodrigues Neti
    Júlio Rodrigues Neti

    Estatal do trem-bala virou estatal do pernilongo-bala. A Esquerda jamais se endireita.

  2. José Miguel Sanchez Galves
    José Miguel Sanchez Galves

    Grande Ministro, extigue essa estrovenga ou Privatiza urgente!!!!

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.