-Publicidade-

XP: Produção industrial de abril ‘surpreendeu positivamente’

Os números da PIM apresentados nesta manhã pelo IBGE, estão melhores do que o esperado pelo mercado, analisa economista da XP Investimentos
Um avião da Embraer sendo construído | Foto: Sargento Batista/Agência Força Aérea
Um avião da Embraer sendo construído | Foto: Sargento Batista/Agência Força Aérea | Produção - industrial - IBGE - abril

Números da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) apresentados nesta manhã vieram melhores do que o esperado pelo mercado, avalia a consultoria de investimentos

PIM - IBGE - economista - XP
Um avião da Embraer sendo construído | Foto: Sargento Batista/Agência Força Aérea

Os números da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), apresentados nesta manhã pelo IBGE, estão melhores do que o esperado pelo mercado, analisa a economista Lisandra Barbero, da XP Investimentos.

De acordo com a economista, as quedas de 27,2%, em comparação a abril de 2019, e de 18,8%, em comparação a março, acabaram “surpreendendo positivamente”. Tanto a XP, quanto o mercado esperavam números bem piores.

“O resultado acima do esperado, principalmente em um mês 100% atingido pelas medidas de isolamento social, traz um viés positivo para o segundo trimestre de 2020, mas não muda o quadro geral de um setor bastante fragilizado”, afirmou Lisandra em seu relatório.

Veja também: “XP: Desemprego veio menor que o esperado”

A economista da XP destaca a indústria extrativista, que manteve uma estabilidade. “Com exceção dessa categoria e das demais que foram beneficiadas pelo cenário de pandemia e isolamento social (alimentos, perfumaria e indústria farmacêutica), todas as demais aberturas do setor apresentaram queda na passagem de março para abril”.

Para Lisandra, os números apresentados mostram que o setor industrial está sendo muito atingido e que os efeitos estão sendo espalhados. “Os nossos índices de difusão continuaram mostrando uma redução da quantidade de setores que vêm crescendo consistentemente nos últimos meses”, finalizou.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

1 comentário

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.
R$ 19,90 por mês