A produção industrial na Zona do Euro registrou um crescimento de 2,3% em novembro do ano passado, na comparação com o mês anterior. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 12, pela Eurostat — agência oficial de estatísticas da União Europeia.
O resultado veio acima do esperado pelos analistas do mercado consultados pelo jornal The Wall Street Journal. A estimativa era uma alta de apenas 0,4% no período.
Entretanto, ainda de acordo com a Eurostat, houve retração na produção industrial do bloco em 1,5% em novembro de 2021, em relação ao mesmo período de 2020. Desta vez, a projeção do mercado era mais otimista: crescimento de 1,4%.
Os números da produção industrial na Zona do Euro referentes a outubro do ano passado foram revisados. Na base mensal de comparação, houve recuo de 1,3%. Anualmente, o avanço foi de 0,2%.
Na semana passada, a Eurostat havia divulgado os dados de inflação da Zona do Euro correspondentes a dezembro de 2021. A taxa bateu recorde, chegando 5%, acima da projeção de 4,7% dos analistas.
A inflação em dezembro foi, na base anual, a maior taxa da série histórica, iniciada em 1991. Na comparação mensal, o indicador registrou avanço de 0,4% no mês passado.