Em 27 de setembro de 1825, a Stockton e Darlington Railway (S&DR) operou a primeira linha de trem para o público no nordeste da Inglaterra.
Esse serviço pioneiro conectava Witton Park a Stockton-on-Tees via Darlington, ligando as minas de carvão de Shildon a Stockton.
Com 40 quilômetros de extensão, a linha era a mais extensa do mundo na época. Inicialmente, a linha foi projetada para transportar mercadorias e passageiros, conectando as minas de carvão ao Porto de Stockton.
No dia da inauguração, o primeiro trem de passageiros levou duas horas para percorrer os primeiros 19 quilômetros. Mais de 600 passageiros viajaram em vagões de carvão a céu aberto, enquanto dignatários ocuparam um vagão com assentos de madeira, de caráter experimental.
Ao longo de 38 anos, a S&DR expandiu sua rede para o sul e oeste de Durham, Cleveland e Westmorland, chegando a Cumberland, próximo à costa oeste. A Northern Rail adquiriu a empresa em 1863.
Detalhes do trem da Stockton & Darlington
Estima-se que o trem tenha viajado entre 16 km/h e 19 km/h, transportando cerca de 86 toneladas e 700 pessoas, o que causou grande surpresa.
Relatos indicam que o trem tinha 33 vagões (11 com carvão, um com farinha, um com técnicos e dignatários, seis com passageiros e 14 com operários e outros).
Na chegada a Stockton, o trem foi recebido por uma multidão de 40 mil pessoas e uma salva de 21 tiros.
As operações
A Stockton and Darlington Railway (S&DR) operou de 1825 até 1863, quando foi incorporada pela North Eastern Railway. Embora a linha tenha sido descontinuada formalmente nesse ano, alguns trechos continuaram em operação nos anos seguintes.
Hoje, partes da linha original ainda são usadas em serviços ferroviários, especialmente entre Shildon e Stockton, e a infraestrutura histórica, como a ponte Skerne em Darlington, permanece um ícone importante da história ferroviária
+ Leia mais sobre a História em Oeste