publicidade
História

Aconteceu em 2 de dezembro

Conheça alguns fatos curiosos da história do Brasil e do mundo ocorridos neste dia

2 de dezembro
D. Pedro II fotografado por Mathew Brady , em 1876. Imagem: Arquivo Nacional/Reprodução

Conheça alguns dos principais fatos ocorridos em 2 de dezembro na história. Veja algumas curiosidades sobre ciência, história, cultura geral, literatura e — por que não? — política.

Mundo

  • (1244) No dia 2 de dezembro, o Papa Inocêncio IV chega a Lyon para a Primeiro Concílio de Lyon, durante o qual se discutiu o Grande Cisma do Oriente, a perseguição da Igreja pelo imperador Frederico II e a nova Cruzada, a sétima;
  • (1409) Na Alemanha, é inaugurada a Universidade de Leipzig, uma das mais antigas do mundo.

Cultura Pop

  • (1512) Pela primeira vez o público tem acesso às obras que Michelangelo pintou no teto da Capela Sistina.
2 de dezembro
Teto da Capela Sistina. Imagem: Wikimedia Commons/Reprodução

Brasil

  • (1720) A coroa portuguesa cria as Capitanias de Minas Gerais e de São Paulo;
  • (1825) No dia 2 de dezembro, nasce D. Pedro II no Palácio de São Cristóvão, Rio de Janeiro. O monarca governaria o Brasil por quase 60 anos, até ser condenado ao exílio pelo golpe de Estado republicano;
  • (1837) No Rio de Janeiro, é criado o Colégio Pedro II, modelo para as instituições de ensino em todo o país;
  • (1870) A ópera O Guarani, de Carlos Gomes, estreia em homenagem ao aniversário do imperador D. Pedro II no então Teatro Lyrico Fluminense.
Política
  • (1804) Na catedral de Notre-Dame de Paris, Napoleão Bonaparte é coroado imperador da França na presença do Papa Pio VII;
  • (1845) Doutrina do destino manifesto: durante um discurso sobre o Estado da União, o então presidente dos Estados Unidos, James K. Polk, propõe que o país expanda-se agressivamente para o Ocidente, defendendo a “liberdade”.
Ciência & Tecnologia
  • (1894) O médico francês Émile Roux anuncia em Paris a descoberta da vacina contra a difteria;
  • (1927) A Ford Motor Company lança o Ford Modelo A em substituição ao Modelo T;
  • (1982) Programa Antártico Brasileiro: tem início a instalação da base brasileira na Antártida Comandante Ferraz.
Literatura
  • (1902) É publicado Os Sertões, de Euclides da Cunha. O livro-reportagem sobre a Guerra de Canudos é considerado uma das melhores obras da literatura em língua portuguesa.
Mortes
  • (1547) Hernán Cortés, navegador espanhol nascido em 1485. Cortés desempenhou papel fundamental no processo de expansão da civilização europeia no continente americano;
  • (1594) Gerardo Mercator, matemático e cartógrafo belga nascido em 1512. Mercator é autor da nova projeção cartográfica que leva o seu nome;
  • (1814) Marquês de Sade, escritor francês nascido em 1740. Por ser um pornógrafo incorrigível, Sade passou boa parte da vida na cadeia.

Receba nossas atualizações

“Não há paixão mais egoísta do que a luxúria”. Marquês de Sade.

Leia também

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade