Conheça alguns dos principais fatos ocorridos em 5 de janeiro na história. Veja algumas curiosidades sobre ciência, história, cultura geral, literatura e — por que não? — política.
Mundo
- (1066) Na Inglaterra, o rei Eduardo, o Confessor, morre sem deixar herdeiros legítimos, e desencadeia uma crise de sucessão que culminou na conquista normanda da ilha britânica;
- (1728) Em Cuba, então Vice-Reino da Nova Espanha, é fundada da Universidade de Havana;
- (1957) No dia 5 de janeiro, durante um discurso proferido no Congresso dos Estados Unidos, o então presidente Dwight D. Eisenhower anuncia o início da Doutrina Eisenhower, uma série de medidas contra o comunismo.
Insólito
- (1757) Na França, Robert-François Damiens fracassa em sua tentativa de assassinar o rei Luís XV. O criminoso foi a última pessoa a ser executada na França por tortura e esquartejamento, a forma tradicional aplicada a regicidas;
- (1919) No dia 5 de janeiro, na Alemanha, é fundado o famigerado Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, o Partido Nazista.
Cultura Pop
- (1875) Em Paris, é inaugurado o Palais Garnier, uma das casas de ópera mais importantes do mundo;
- (1933) No dia 5 de janeiro, tem início a construção da Ponte Golden Gate, na Baía de São Francisco (EUA).
Empresas & Negócios
- (1914) A montadora de automóveis Ford Motor Company anuncia a adoção da jornada de trabalho de oito horas diárias e um adicional mínimo diário de US$ 5 no salário — mais bônus.
Ciência & Tecnologia
- (1972) Richard Nixon, o então presidente dos Estados Unidos, anuncia o início do programa Ônibus Espacial;
- (2005) Éris, o segundo maior planeta anão conhecido do Sistema Solar, é descoberto por astrônomos norte-americanos.
Mortes
- (1711) Manuel Botelho de Oliveira, político e poeta brasileiro nascido em 1636. Escritor barroco, Botelho de Oliveira foi o primeiro autor nascido no Brasil a ter um livro publicado;
- (1885) Peter Christen Asbjørnsen, escritor norueguês nascido em 1812. Asbjørnsen notabilizou-se pelas suas pesquisas do folclore norueguês;
- (1970) Max Born, físico e matemático alemão nascido em 1882. Born fez contribuições significativas para a física quântica.
“É verdade que muitos cientistas não são filósofos e têm até agora mostrado muita habilidade e engenhosidade, mas pouca sabedoria”. Max Born.