O jornal Folha de S.Paulo provocou revolta nas redes sociais neste domingo, 5. A publicação passou a ser alvo de críticas em decorrência de uma charge em que debocha da situação do Rio Grande do Sul. Em decorrência das recentes chuvas torrenciais e de alagamentos de rios, 83 mortes foram confirmadas até a manhã desta segunda-feira, 6, conforme boletim da Defesa Civil gaúcha.
Assinada por Jean Galvão, a charge divulgada pela Folha mostra o que seria uma família composta de pai, mãe e dois filhos. Os quatro estão no telhado da casa, que aparece quase que totalmente submersa pela inundação. Enquanto o homem parece clamar por ajuda, uma das crianças afirma: “Não chora, vai alagar ainda mais”.
Pela rede social Twitter/X, internautas comuns e influenciadores digitais reclamaram do material que foi ao ar na versão on-line do jornal, que pertence ao Grupo UOL. Muitos se perguntaram qual foi a intenção do veículo de comunicação.
+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste
“O que a Folha quis transmitir com essa charge?”, indagou Bárbara Destefani, do perfil TeAtualizei. “Péssimo tom! Inacreditável.”
“A charge do Pravda tupiniquim retrata fielmente a linha editorial da espelunca: torpe, desumana e militante”, afirmou a influencer Claudia Wild, que soma 311 mil seguidores no Twitter/X. “É simplesmente asquerosa, aliás, fiel ao selo Folha de S.Paulo de jornalismo mequetrefe. Não conseguem esconder o ódio visceral que sentem pelo Sul.”
O advogado e analista político Marco Antônio Costa foi outro influenciador digital a criticar, via Twitter/X, o jornal paulistano. O mesmo ocorreu com os perfis Dama de Ferro e Nonô-Investidor.
Políticos reagem
A charge da Folha de S.Paulo que debocha da situação climática do Rio Grande do Sul também repercutiu no meio político. Deputado federal pelo Partido Liberal de Santa Catarina, Daniel Freitas definiu o material como “péssimo”.
“Vejam que charge canalha e de péssimo gosto que a Folha publicou”, afirmou Freitas. “O que passa na cabeça dessa gente, meu Deus do céu?”
Vereador paulistano e membro do União Brasil, Rubinho Nunes foi outro político a usar o Twitter/X para criticar a Folha. De acordo com ele, não é a primeira vez que o jornal protagoniza polêmica que envolve o povo da Região Sul do país.
“Tempos atrás, uma colunista chegou a associar o povo catarinense ao nazismo”, afirmou Nunes, ao lembrar do caso que envolveu a escritora Giovana Madalosso, que se disse vítima de “linchamento por parte da extrema direita” e que seguiu como colaboradora da publicação. “O jornal, agora, zomba do choro de pavor das crianças e do desespero dos pais em cima de um telhado, ilhados.”
Até leitores da Folha criticam charge sobre o RS
A decisão da Folha de S.Paulo em publicar a charge que debocha da situação do Rio Grande do Sul foi alvo de críticas entre assinantes do jornal. No site, a página com a arte conta com 38 comentários até o início da tarde desta segunda-feira — a maioria absoluta dá tom negativo ao material. O espaço é reservado somente a quem assina o veículo de comunicação.
“Não é possível que se veja humor ou graça no que está acontecendo no RS”, comentou Ricardo de Biasi Amaral. “Material infeliz. Desconectado da realidade. Zero empatia. Cem por cento a favor da liberdade de expressão, mas fazer arte com essa tragédia climática é inconcebível.”
“Acho que foi infeliz esse cartum, removê-lo seria o mais sensato”, afirmou Bruno Licks. “O autor desta charge foi de uma infelicidade terrível! E a Folha, ao publicá-la, de uma falha de escrutínio atroz!”, registrou Ricardo Lorenzi Rasia dal Polo.
Leia também: “Perversidade jornalística”, reportagem de Branca Nunes publicada na Edição 167 da Revista Oeste
E mais: “Jornalismo suicida”
essa jornaleco de merda não serve pra nada!!
foice de São Paulo infame, bando de cretinos !
vocês merecem tudo de pior folha/Uol
dá as mãos pra Globo Lixo pro PT corrupto pro STF ativistas e vão todos pro inferno !
Jornaleco safado de quinta categoria. Além de fazer tudo que faz mentindo pro leitor diariamente esculhambando Bolsonaro e passando o pano pro pinguço, agora faz uma vergonha dessas ultrapassando todos os limites da ética jornalística e do bom senso.
Esse pasquim é um lixo.
Humor negro. Apenas isso. Uns gostam, outros se ofendem (pois humor negro é isso mesmo: piada com tragédias, doenças, desgraças, etc.). Enfim, nada de novo, nada de mais. Segue o jogo.
Estupidez.
Canalhas são assim.
Canalhas tipo Folha são os piores.
Um idiota esse jean galvão
Piada de péssimo gosto aliás como tudo que a Folha publica. Quer conhecer a Folha? Ignore as matérias e leia só os comentários dos leitores da Folha. Sub-raça.
Foice de São Paulo , não passa de um tabloide a caminho da obscuridade .
Esse jornal não serve nem para limpar a bunda
Não se qualifica o que é inqualificável, a única coisa cabível para a mediocridade desse cartunista é sua estupidez por ter sido parido na latrina do prostíbulo.
Os militantes disfarçados de jornalistas deturpam tudo e agora vão dizer que as críticas a esse cartum asqueroso é censura. Talvez esse tenha sido o propósito sessa publicação: mostrar, na visão destorcida deles, que a censura é necessária. Mas ninguém está querendo censurar, é apenas um merecido repúdio a uma manifestação esquerdopata abjeta.
É o ódio do bem, propagado pela esquerda. Se fosse algum jornal de direita, já estava no STF e tal ministro dos direitos humanos já estaria gritando que é xenofobia.
É um papel muito caro para se usar como forro de gaiola de passarinho. Tb não serve para embrulhar peixe. Dispensável na forma, conteúdo e função.
Proprietários boçais, editores perversos e jornazistas. O povo não esquecerá!
É pra cancelar assinatura, se é que ainda tem algum parvo lendo essa josta!
Que a falência venha rápido a esse grupo idiota!
Não tem outro adjetivo para qualificar isso, senão com o de CANALHAS!!!
Esse é o humor negro dos esquerdopatas psicopatas incapazes de sentir empatia pelo próximo. O Luladrão estava rindo e perguntando sobre o GreNal, demonstrando sua incapacidade como líder deste país.
É o indivíduo corajoso que se recusa a elevar-se às custas dos outros. Mas, os covardes o fazem o tempo todo, eles dão risadas da desgraça alheia. Primeiro eles roubam as eleições, depois fazem uso de seu poder de polícia para confiscar os frutos do nosso trabalho, dessa forma passam a viver no luxo de glamorosas mansões palaciais, carros com motorista e viagens internacionais de primeira classe, tudo pago com o nosso dinheiro.
O líder desses parasitas, é o charlatão mais conhecido por ser o progenitor e protagonista de toda vicissitude e turpitude moral que afeta e avassala a nação, ele em toda sua esperteza manipuladora, vive como um parasita as custas do sangue, suor e lágrimas do povo e se tornou o parasita duplo, aquele que vive no sangue dos ricos e nas feridas do miseráveis.
Todo “humor negro” zomba, acha graça, faz piada, ri da desgraça alheia. Isso é humor negro: piadas com doenças, tragédias, desgraças, acidentes, guerras e coisas do tipo. Do contrário, não seria “humor negro”.
Desgraçados!
São doentes mentais, psicopatas.
Esta é uma característica de todos os esquerdistas.