publicidade
Imprensa

Delegado do caso Adélio Bispo perde processo contra a Jovem Pan

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais rejeitou o pedido de indenização e defendeu o direito de crítica contra agentes públicos

adélio bispo-bolsonaro-DivulgaçãoAssessoria de Comunicação Organizacional do 2° BPM
Em 2018, Adélio Bispo esfaqueou Jair Bolsonaro, então candidato à Presidência da República | Foto: Divulgação/Assessoria de Comunicação Organizacional do 2° BPM

O delegado da Polícia Federal (PF) Rodrigo Morais Fernandes, que chefiou os inquéritos sobre o atentado à faca cometido por Adélio Bispo contra Jair Bolsonaro em 2018, sofreu uma derrota no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). O policial moveu uma ação contra a emissora Jovem Pan e o jornalista Augusto Nunes, que na época integrava o programa Os Pingos nos Is, para tentar retirar conteúdos da internet e receber uma indenização por danos morais.

+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste

Receba nossas atualizações

Com a rejeição dos pedidos, o magistrado Fernando Fulgêncio Felicíssimo condenou o integrante da PF ao pagamento total das custas do processo. O delegado também terá de arcar com os honorários dos advogados dos réus, estipulados em 12% sobre o valor corrigido da causa.

Reportagens abordaram passado de investigador de Adélio Bispo

O policial questionava judicialmente uma reportagem sobre sua atuação como assessor na gestão do ex-governador mineiro Fernando Pimentel, do PT. A queixa também mirava opiniões emitidas no programa Os Pingos nos Is. Fernandes alegava que os jornalistas quebraram os limites da liberdade de expressão quando levantaram suspeitas públicas sobre a sua falta de isenção no caso.

A sentença, contudo, comprova que os textos jornalísticos se apoiaram em dados reais e públicos, como a passagem do servidor pela Secretaria de Defesa Social de Minas Gerais. O juiz declarou que a manchete causou barulho político, mas não espalhou mentiras. O texto reforça que as falas de Augusto Nunes sobre a incompetência do funcionário representaram apenas juízos de valor, sem acusação de crimes.

Magistrado afasta censura e cita jurisprudência

O juiz utilizou decisões anteriores do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça para embasar o veredito. O magistrado explicou que as autoridades estatais precisam aceitar o julgamento dos cidadãos e estão expostas a avaliações duras da sociedade. Textos da imprensa com teor irônico, severo ou sarcástico não geram obrigação de pagamento de indenizações de forma automática.

A Justiça mineira também eximiu o canal de TV e o comentarista pelas respostas deixadas por internautas nas redes sociais. Felicíssimo justificou que culpar os meios de comunicação pelos textos de terceiros nos canais digitais funcionaria como um tipo de mordaça. O entendimento violaria as garantias de liberdade de imprensa descritas na Constituição Federal.

Leia também: “Economist aponta desconfiança de brasileiros nas urnas eletrônicas”

Confira

Leia mais sobre:

5 comentários
  1. Edson Pichelli
    Edson Pichelli

    Quem acredita que Adélio agiu por conta própria? Só a PF (“Puliça Fedorenta”) do Xandoca!

  2. Paulo Sérgio Gusson
    Paulo Sérgio Gusson

    Infelizmente não é filme e sim a realidade da nossa PF dividida entre o mal e o bem .

  3. FLAVIO AUGUSTO ROSSI
    FLAVIO AUGUSTO ROSSI

    O NOME DO MEIO ENTREGA AS INTENÇÕES DESSE SENHOR…..
    FILHOTE DA ESQUERDA INSERIDO NA PF…ASSIM COMO SHORE E ETC !
    O NÍVEL DE CONTAMINAÇÃO DA NOSSA JUSTIÇA É UMA COISA SEM PRECEDENTES !
    VAI SER PRECISO , COMO DIZIA ULISSES GUIMARÃES , FAZER UMA PAGELANÇA PRA DEPURAR O PAÍS DESSAS TRANQUEIRAS !

  4. Luiz Antônio Alves
    Luiz Antônio Alves

    Gostei. O Augusto NUnes é autêntico e capaz de entender até aonde ele pode criticar. O que falta é a quebra de sigilo do celular do Adélio e seus advogados.

    1. Rê

      Não se pode criticar atos suspeitíssimos, que o suspeito que lhe amordaçar.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade