Mesmo depois de um anúncio oficial em pleno Jornal Nacional, a TV Globo decidiu cancelar a transmissão do Festival de Parintins. A emissora exibiria a festa tradicional depois do destaque da participante Isabelle Nogueira no BBB24, mas a falta de acordo com a TV A Crítica, conhecida por ter o âncora Sikêra Jr., impossibilitou a exibição do evento.
A emissora diz que não conseguiu negociar a exibição do festival com o canal regional, que tem contrato para poder exibir o evento até 2025. O governo do Amazonas já tinha um entendimento com a TV Globo, mas as negociações com a rival não foram adiante.
+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste
A TV A Crítica, no entanto, nega as informações da concorrente e diz que chegou a ofertar os direitos de transmissão para a TV Globo de maneira totalmente gratuita, com o intuito de divulgar a cultura do Estado para todo o país.
“A Globo iniciou conversas para a transmissão do Festival de Parintins, mas não conseguiu chegar a um acordo com a detentora dos direitos de exibição”, afirma a nota da rede, que diz ainda ter interesse no evento. “A Globo continua interessada em exibir, para todo o país e para o mundo, a festa do folclore dos povos da floresta e manterá sua cobertura do jornalismo local e nacional do evento”, continuou a empresa.
Como a Globo planejava exibir o Festival de Parintins?
A ideia da emissora era transmitir o Festival de Parintins na rede aberta, entre os dias 28 e 30 de junho, além de uma exibição dos melhores momentos no dia 7 de julho. Haveria cobertura na TV fechada, através do Multishow, e também no streaming, com o Globoplay.
Supostamente, a TV A Crítica teria dificultado a negociação depois de saber que a TV Globo havia se movimentado para transmitir o evento sem realizar uma consulta prévia. O canal exibirá a festa até o fim do contrato.
Leia mais detalhes sobre a notícia no site TV Pop, parceiro editorial da Revista Oeste