Um grupo de empresários e agentes conservadores investiu mais de US$ 1 milhão no lançamento do jornal digital Washington Reporter, que terá como público-alvo os membros do Congresso dos Estados Unidos e seus funcionários.
+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste
A informação foi antecipada pelo portal Axios. Segundo o site, o Washington Reporter tem como objetivo competir diretamente com veículos de imprensa que cobrem o Capitólio, como Punchbowl e Politico. A proposta é oferecer uma perspectiva especificamente conservadora.
Saiba qual será o primeiro produto do jornal
O primeiro produto da empresa será a newsletter Washington Reporter Brief, que trará breves notícias sobre o Congresso e será enviada por e-mail. O lançamento do material está agendado para o dia 3 de junho.
Dentre os principais nomes por trás desse novo jornal digital estão Garrett Ventry e Brian Colas. Ventry, que já foi chefe de gabinete do deputado republicano Ken Buck, atualmente dirige uma consultoria que atende congressistas republicanos. Colas foi o principal assessor do senador republicano Tom Cotton, e, assim como Ventry, também gerencia sua própria consultoria.
O Axios revelou que os responsáveis pelo Washington Reporter planejam contratar executivos para a gestão das operações diárias, de maneira a manter suas atividades atuais. Entre os investidores do novo projeto estão figuras de peso do Partido Republicano, como:
- Omeed Malik;
- Michael Goldfarb;
- Brett O’Donnell;
- Jonathan Hiler; e
- Kyle Plotkin.
Conheça o funcionamento do editorial
A parte editorial do Washington Reporter será liderada por Matthew Foldi, um jornalista com ampla experiência e boas conexões entre os republicanos no Congresso e em Washington.
Leia também:
Foldi já trabalhou para veículos conservadores, como o Washington Free Beacon e The Spectator. Em um comunicado ao Axios, Foldi afirmou que o Washington Reporter “cobrirá a intersecção” entre a política e seus bastidores, ao oferecer “informações valiosas” para os membros do Congresso.
“Nossa equipe inclui ex-funcionários do Capitólio e profissionais de campanha que sabem exatamente o que o Congresso deseja ver e como falar a sua língua”, destacou o jornalista.
Expansão e monetização da empresa
Além de notícias sobre o Congresso, o jornal digital abordará temas de política nacional e movimentações em áreas como antitruste, direitos de patentes, saúde, reforma de pagamentos e serviços financeiros. Haverá também ofertas de emprego para funcionários do Congresso interessados em trabalhar na K Street, conhecida por ser um centro de lobby em Washington.
O Washington Reporter começará como um produto semanal gratuito, com planos de se tornar diário e pago. A newsletter será disponibilizada gratuitamente no site do jornal digital 24 horas depois de ser enviada aos assinantes. O grupo pretende também utilizar a publicidade como uma fonte de receita.
Uma fonte ouvida pelo Axios afirmou que a intenção é que Washington seja influenciada pela newsletter. “Ela define a narrativa e a agenda”, comentou. “Acho que há uma abertura para alguém que seja mais fluente e capaz de escrever sobre coisas da perspectiva republicana.”