publicidade
Imprensa

STF deu 'um golpe de Estado', afirma colunista do Wall Street Journal

Mary Anastasia O'Grady acusa o ministro Alexandre de Moraes de censurar críticos e mandar prender adversários políticos

Alexandre de Moraes no TSE
Alexandre de Moraes, durante sessão de julgamento de Jair Bolsonaro, no Tribunal Superior Eleitoral - 22/06/2023 | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Poder Judiciário brasileiro voltou a ser destaque na imprensa internacional neste domingo, 10. Com direito a destacar uma foto do ministro Alexandre de Moraes, a colunista Mary Anastasia O’Grady afirmou, em artigo publicado no norte-americano Wall Street Journal (WSJ), que o Supremo Tribunal Federal (STF) deu “um golpe de Estado” no Brasil.

Em 11 parágrafos, a articulista cita o ditador Hugo Chávez (1954-2013) como exemplo do que ditadores deste século fazem, como, inicialmente, controlar as instituições do país e, posteriormente, perseguir opositores políticos.

Receba nossas atualizações

Sobre o STF e Moraes, a colaboradora do WSJ resgata casos que envolvem o tribunal e o magistrado. Ela cita, por exemplo, o Inquérito das Fake News, que segue aberto — e sem perspectiva de conclusão — há seis anos.

+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste

“O problema em Brasília começou em 2019, quando o Supremo Tribunal Federal alegou ter sido vítima de calúnias e ameaças e invocou uma norma interna que lhe conferia o poder de instaurar ‘inquéritos’ secretos sobre supostos crimes contra seus membros”, afirma Mary, em trecho do artigo publicado na versão on-line do WSJ. “Primeiro, instaurou o ‘Inquérito das Fake News’, assumindo-se como iniciador, investigador e juiz. Isso foi uma violação dos direitos constitucionais dos brasileiros, que têm o direito de ter seus processos criminais julgados em tribunais locais e estaduais.”

De acordo com a articulista, é simples definir o ministro relator desse inquérito. Para Mary, Moraes “está censurando críticos e prendendo oponentes sem nenhum controle político”.

O golpe de Estado do STF, segundo a colunista do WSJ

Praça dos Três Poderes, onde fica o STF, amanheceu cercada por grades neste sábado, 26 | Foto: Reprodução/CNN
Grades isolam o Supremo Tribunal Federal, em Brasília | Foto: Reprodução/CNN Brasil

Para cravar logo no título que o STF aplicou um “golpe de Estado”, Mary Anastasia O’Grady lembra que a Corte foi responsável por anular, em março de 2021, a condenação por corrupção do então ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em contrapartida, reforça a colunista, o Supremo transformou em réu o ex-chefe de Estado Jair Bolsonaro.

A articulista também critica o argumento de que os manifestantes do 8 de janeiro de 2023 tinham a intenção de derrubar o governo Lula e, consequentemente, instalar uma ditadura.

Leia mais:

“O tribunal classificou a ação como uma tentativa de golpe”, ressalta a integrante do WSJ. “Mas a maioria dos envolvidos parecia ser formada por marginais de tênis vagando pelo local sem armas. Nenhum soldado saiu das instalações militares.”

“Não importa o que você pense do senhor Bolsonaro, está claro que a política tomou conta da Corte”, observa Mary. “A direita no Senado brasileiro está tentando mobilizar os votos necessários para o impeachment do ministro de Moraes e restaurar a imparcialidade judicial. As elites estão começando a reclamar dos juízes embriagados de poder.”

Mary Anastasia O’Grady é jornalista, escritora, bacharel em inglês e tem MBA em gestão financeira. Soma mais de 30 anos de serviços prestados à imprensa norte-americana.

Leia também: “A farsa escancarada do 8 de janeiro”, reportagem de Cristyan Costa publicada na Edição 282 da Revista Oeste

E mais: “Supremo é o povo”, por Silvio Navarro

11 comentários
  1. Aparecida Poleto Bergantini
    Aparecida Poleto Bergantini

    Há 6 anos atrás perdemos toda a nossa paz e sossêgo, a qualidade de vida chegou ao nível mais baixo possível, tudo isso provocado por pouquíssimas pessoas, seria isso justo num país habitado por 212 milhões de pessoas?

  2. Marcelo DANTON Silva
    Marcelo DANTON Silva

    Governo Ilegal e todas as indicações e nomeações feitas nesse governo golpista É ILEGITIMA! simples assim!

  3. Marcus Magalhães
    Marcus Magalhães

    O Brasil não tem histórico de questionar eleição , resultado da mega sena nem placar do futbol, mas essa última eleição foi descarada a fraude, por isso que deveria ser anulado as prisões , e condenações até que eles provassem que agiram correto.

  4. Marcus Magalhães
    Marcus Magalhães

    Seu bosta ! De qual democracia está falando? A que pede ajuda ao governo bidem despeja milhões em campanha de difamação da direita, e que infla dados da covid, e corrompe artistas e imprensa para falar mau dos conservadores a tira da cadeia um ladrão condenado e elege sem voto para compartilhar o poder entre a quadrilha a frauda eleição com missão dada é missão cumprida seum merda cai fora daqui aqui é lugar de gente honesta trabalhadora nõa de quadrilheiro seu merda . Com muito amor é claro,

  5. João José Augusto Mendes
    João José Augusto Mendes

    O castigo virá logo e será implacável, acho que nem em Paris vão poder ir.

  6. Marco Polo Gerard Bondim
    Marco Polo Gerard Bondim

    Nunca existiram dúvidas.
    O estrangeiro financiando corruptos daqui, a imprensa venal capitaneada pela Globo Lixo, Estadão, Folha, UOL …, aumentando a alienação da população jovem brasileira mais ainda e fraudando, coagindo, prendendo, perseguindo, prejudicando os indivíduos que se opunham ao golpe, o Supremo Tribunal Federal acabou por atuar de acordo com a índole, capacidade e moral de seus integrantes: nos traíram!

  7. Almicre Piovezan
    Almicre Piovezan

    O canalha agora está na Magnitsky (por enquanto ele, espero que muitos outros também entrem) e precisa ser preso.

  8. MNJM
    MNJM

    A Instituicao esta desmoralizado graças ao ativismo politico do colegiado. Vergonhoso.

  9. Marcos Antônio de Carvalho
    Marcos Antônio de Carvalho

    Ninguém mais, no mundo, a não ser os que têm interesses financeiros, acredita na honestidade dos ministros do STF.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade