Mais um problema na relação da Apple com usuários de versões antigas do iPhone. Em ação coletiva divulgada nesta semana pelo site Canaltech, a empresa de tecnologia é acusada de promover atualizações desnecessárias em seu sistema operacional, o iOS, para assim tornar obsoletos determinados modelos do smartphone.
Leia mais: “Índia impõe restrições ao Facebook, Twitter e YouTube”
O processo é movido pela Agência Portuguesa de Defesa do Consumidor. Como representante de clientes da marca em Portugal, a entidade pede indenizações e acusa a Apple de violar a legislação europeia com tal prática. “[A empresa] manipula deliberadamente, e sem informar seus usuários, o desempenho de seus celulares mais populares”, acusa o órgão.
“Força milhares de usuários a substituir a bateria de seus aparelhos”
Na ação, a agência portuguesa afirma que os clientes da Apple acabam no prejuízo. De acordo com o órgão, a empresa norte-americana “força milhares de usuários a substituir a bateria de seus aparelhos ou comprar um novo smartphone”. Como exemplos de “abandono” por parte da companhia são citados os modelos iPhone 6, 6 Plus, 6S e 6S Plus.
Convocação contra a Apple
Além dos quatro aparelhos mencionados, a Agência Portuguesa de Defesa do Consumidor convoca usuários no país de qualquer outro modelo de iPhone a se juntar na ação coletiva contra a Apple. Para isso, a entidade aponta a necessidade de a pessoa mostrar que foi lesada com alguma atualização recente do iOS — como deixar o celular lento ou sem algumas funcionalidades.