No Twitter, internautas criticam STF e pedem ‘impeachment’ de Alexandre de Moraes
No que depender da vontade registrada por milhares de internautas na tarde desta quarta-feira, 17, um dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) deveria ser impedido de seguir suas atividades como magistrado. Com mais de 50 mil citações no decorrer das últimas horas, o termo #ImpeachmentAlexandreDeMoraes aparece na lista de assuntos mais populares entre usuários brasileiros do Twitter.
Leia mais: “‘Arbitrariedade absurda’, diz Capitão Augusto sobre prisão de Daniel Silveira”
O pedido pelo afastamento do ministro do STF, ação que oficialmente cabe ao Congresso Nacional, não é o único assunto contrário ao Supremo a ganhar popularidade no Twitter neste momento. A marcação #STFVergonhaMundial também figura na lista de temas mais comentados atualmente na plataforma. Horas antes, outra hashtag nada elogiosa à Corte — #STFVergonhaNacional — marcou presença nos trending topics da rede social no Brasil.
Na lista de usuários do Twitter a tecerem críticas ao magistrado e ao STF como um todo está Ana Paula Henkel, colunista da Revista Oeste. “Ministro Alexandre de Moraes, você é um tirano, um atraso para o Brasil e uma VERGONHA para os brasileiros”, publicou. “Vergonha! #STFVergonhaNacional #STFVergonhaInternacional”, continuou a analista política ao participar do protesto virtual contra a Corte.
No one can explain that. It's Brasil nowadays..#ImpeachmentAlexandreDeMoraes https://t.co/p7kXolHSjN
— World Bilingual Solutions (@bilingual_world) February 17, 2021
#STFVergonhaMundial
A pior ditadura é a ditadura do Poder Judiciário. Contra ela, não há a quem recorrer.
Rui Barbosa pic.twitter.com/TI0mLksP39— L Lemos CRF (@leandrolemosbr1) February 17, 2021
⚠️Quem não quer ser criticado ou satirizado, Fica em Casa, querer evitar isso por meio de uma Ilegítima,Inconstitucional é Abusiva intervenção do Judiciário na a Liberdade de Expressão é ABSOLUTAMENTE inconcebível
Moraes, Alexandre#STFVergonhaNacional pic.twitter.com/KBUrwx5iXU
— Elisa Brom (@brom_elisa) February 17, 2021
Prisão de deputado
A manifestação on-line contra Alexandre de Moraes e o STF ocorre após a prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ). O parlamentar foi encaminhado à Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro hora depois de gravar vídeo em que critica e xinga ministros do STF. O conteúdo audiovisual gravado pelo parlamentar serviu para que Moraes determinasse prisão em flagrante. De acordo com o ministro, houve atentado contra o estado democrático de direito. O entendimento foi contestado por juristas, conforme registrou Oeste.