A semana foi marcada pelo bloqueio do Telegram na sexta-feira 18, determinado por Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Para restabelecer a plataforma, o magistrado exigiu, entre outras medidas, a retirada de um link do canal pessoal do presidente Jair Bolsonaro. A empresa cumpriu a ordem e o serviço foi desbloqueado neste domingo, 20. Veja as cinco notícias mais acessadas pelos leitores de Oeste:
1) Excluir post de Bolsonaro é condição do STF para Telegram reverter suspensão
Para reverter a suspensão “completa e integral” de seu funcionamento no Brasil, Moraes exigiu que o Telegram cumprisse uma série de decisões proferidas por ele mesmo. Entre elas, a determinação para a exclusão de uma publicação em que o presidente Jair Bolsonaro divulgou um inquérito da Polícia Federal sobre um ataque hacker aos sistemas internos do Tribunal Superior Eleitoral.
2) Mourão troca de partido e declara ‘apoio irrestrito’ à reeleição de Bolsonaro
O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, filiou-se nesta quarta-feira, 16, ao Republicanos e garantiu que será leal ao projeto de reeleição do presidente Jair Bolsonaro. O general confirmou que pretende disputar o Senado pelo Rio Grande do Sul, seu Estado natal. Antes de escolher a legenda, ele foi convidado para se filiar a outros partidos.
3) Morre o ator William Hurt aos 71 anos
Faleceu no domingo 13 em Portland, nos EUA, o ator William Hurt. A causa da morte foi uma série de complicações provocadas por um câncer na próstata detectado tardiamente. Hurt ganhou um Oscar de melhor ator pela sua performance no filme O Beijo da Mulher Aranha, de 1985. Mas sua paixão era o palco. “Teatro é a linguagem que eu falo melhor do que inglês”, declarou em 1990 ao New York Times.
4) Argentina suspende exportações de óleo e farelo de soja
O Ministério da Agricultura da Argentina suspendeu o registro de vendas de exportação de óleo e farelo de soja. A decisão foi comunicada no domingo 13. A medida impede as exportações da safra atual antes mesmo de os embarques físicos serem iniciados.
5) Sob protestos, nadadora transgênero vence prova nos EUA
A atleta Lia Thomas se tornou a primeira mulher transgênero a ganhar um campeonato universitário nos Estados Unidos, ao vencer a prova dos 500 metros livre de natação na quinta-feira 17. A representante da Universidade da Pennsylvania venceu a prova em Atlanta com o tempo de 4min33s24, mais de um segundo à frente da segunda colocada, Emma Weyant. O evento é válido pela National Collegiate Athletic Association (NCAA), a principal liga universitária do esporte norte-americano.
Na foto só faltou a barba oarz ser o próprio RasPutin cabeça de bagre.
É mesmo revoltante!
Passou da colocação acima de 480a. no campeonato masculino para ser campeã em um campeonato feminino!
Nada razoável! It’s not fair!