Um avião bimotor caiu na cidade de Pokhara, no Nepal, neste domingo, 15. O acidente deixou 68 mortos. A aeronave decolou de Katmandu, capital do país, com 72 pessoas a bordo.
Segundo autoridades da aviação civil, 53 passageiros eram nepaleses, 5 indianos, 4 russos, 1 irlandês, 1 australiano, 1 argentino, 2 coreanos e 1 francês. Havia ainda 4 tripulantes.
O bimotor ATR-72 era operado pela empresa de voos domésticos, Yeti Airlines. Testemunhas contam que parte do avião caiu no desfiladeiro do rio Seti.
40 corpos já foram retirados do local e as equipes seguem no trabalho de resgate das vítimas. Ainda não foram divulgadas informações sobre as possíveis causas do acidente.
O primeiro-ministro do Nepal, Pushpa Kamal Dahal, convocou reunião de emergência. No Twitter, ele lamentou o acidente. “Estou profundamente triste com o trágico acidente. Apelo sinceramente ao pessoal de segurança, a todas as agências do governo do Nepal e ao público em geral para um resgate eficaz.”
Um vídeo divulgado em redes sociais mostra o momento do acidente.
Acidente mais letal dos últimos 30 anos
Segundo o banco de dados da Aviation Safety Network, site que mantém o registro de acidentes aéreos, este é o mais letal no Nepal desde 1992. Na época, 167 pessoas morreram. um Airbus A300, da Pakistan International Airlines, caiu em uma encosta ao se aproximar de Katmandu.
Relacionadas
Qto vale um piloto da Yeti Airlines? Pelo video mostrado antes do acidente o piloto fez uma manobra suicída. Voce que fica procurando passagem barata, pergunte-se antes de comprar: Qto vale um piloto da empresa com a qual pretendo viajar? Qtos pilotos estão na cabine da aeronave, no caso de incidente?
O trecho de vídeo é muito curto. O trem de pouso estava baixado. Houve perda de controle, talvez um ou dois motores estivessem em pane.