Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o tamanho da crise política que a Venezuela enfrenta, econômica e socialmente, com uma população empobrecida. A imagem ajuda a explicar o fracasso bolivariano.
O vídeo mostra sete pessoas — entre elas três mulheres — empunhando rifles, em um aparente treinamento militar, ao som de uma trilha digna de filme.
O que chama a atenção é que todos estão vestindo uniformes da estatal Petróleos da Venezuela S.A. (PDVSA). A comédia, ou melhor, a cena, foi gravada em um prédio em ruínas da própria estatal.
Desde que Chávez assumiu em 1999, a venezuelana @PDVSA nunca produziu um barril de petróleo a mais daquela capacidade herdada por ele. O vídeo abaixo, que exibe petroleiros em treinamento militar, além de provocar risos explica o fracasso bolivariano.pic.twitter.com/UVhJrgDRcu
— Leonardo Coutinho (@lcoutinho) November 6, 2021
Pilar da economia venezuelana, a PDVSA chegou a ser uma das cinco maiores petroleiras do mundo. Depois de 20 anos de governos chavistas, está em colapso com a queda da produção, dívidas bilionárias e sanções dos Estados Unidos.
Quando Chávez chegou ao poder (1999-2013), o país colocava 3,1 milhões de barris ao dia no mercado. A cifra caiu a 1,1 milhão, segundo a Organização dos Países Exportadores de Petróleo.
E pensar que a Venezuela tem a maior reserva comprovada de petróleo do mundo, quase o dobro do segundo lugar que é a A. Saudita.
A esquerda é especializada e arruinar qualquer nação.
Kkk… são os Caça Papel Higiênico?
Impressionante como alguém ainda defende esse tipo de governo (comunista), só
trocam de nome ao longo do tempo. Chegou a ser terceiro produtor mundial e em menos de 20 anos hj produz um terço do q produzia e o povo passa fome.
Esse barraco aí deve ser a sede da empresa PDVSA. Um luxo só.
Quando é que a Revista Oeste vai ter uma coluna assinada pelo Leonardo Coutinho? Esse cara é fera de mais.