Karoline Leavitt, porta-voz da Casa Branca, afirmou que a “insanidade da ideologia de gênero acabou” nos Estados Unidos. Ela deu a declaração durante uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 5.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
A norte-americana se referiu a um decreto assinado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que proíbe a participação de mulheres trans em eventos esportivos femininos em escolas e faculdades.
De acordo com Karoline, o republicano assinou a medida com o objetivo de “defender a segurança das atletas, proteger a integridade competitiva e manter a promessa do Título 9″ — nome usado para a Lei Federal de Direitos Civis dos EUA.
Porta-voz da Casa Branca afirma que o governo Biden “traiu as mulheres”
Ainda segundo a porta-voz da Casa Branca, a ação de Trump “acaba com a traição repugnante contra mulheres e meninas”, cometida pelo governo do ex-presidente Joe Biden.
“Por anos, os democratas atenderam a ativistas radicais que queriam que os homens biológicos fossem tratados como mulheres nos chuveiros de ambientes de trabalho, esporte competitivos, prisões e até mesmo abrigos para vítimas de estupro”, disse Karoline.
Sob o título “Mantendo os homens fora dos esportes femininos”, o decreto era uma promessa da campanha presidencial do republicano.
Trump assinou o decreto ao lado de crianças. Na ocasião, o republicano brincou ao perguntar se elas queriam assinar o documento por ele. “Quero fazer uma assinatura bem bonita, porque isso é muito importante”, disse. “Acho que temos uma nota 10.” Depois de assinar, o presidente distribuiu canetas para as crianças.
A medida “resgata o princípio de igualdade”
Conforme integrantes do Partido Republicano, a ordem do presidente resgata o princípio de equidade, cuja defesa recebia críticas de opositores.
A decisão orienta o Departamento de Justiça a proibir mulheres trans de participar de esportes escolares femininos. O Departamento de Educação e outras agências federais norte-americanas ficarão responsáveis por fiscalizar o cumprimento da ordem.