-Publicidade-

A mídia, os militantes e uma fábula chinesa

Colunista Dagomir Marquezi interliga esses três fatores

Colunista Dagomir Marquezi interliga esses três fatores

fábula dos pardais - China - Dagomir Marquezi
Levante comunista contra pardais é lembrado em artigo de Dagomir Marquezi na ‘Revista Oeste’ | Foto: Canva

O capitalismo não é o responsável por todos os males da Terra. Com base nessa premissa, o colunista da Revista Oeste Dagomir Marquezi resgata um episódio ocorrido na China no meio do século passado na tentativa de fortalecer a agricultura local.

Leia mais: The New York Times: cobertura ‘repetitiva e sem graça’”

Na ocasião, os líderes comunistas chegaram à conclusão de que os pardais eram responsáveis pelo fracasso do setor agrícola, pois se alimentavam dos grãos. Com esses pássaros praticamente exterminados no país, a agricultura passou a sofrer com os gafanhotos e outras pestes (que serviam de alimento para os pardais).

A partir desse caso, que define como “a fábula dos pardais”, Marquezi se volta aos tempos atuais para registrar que parte da mídia e “militantes chiques” ignoram problemas criados por culpa da China, como a pesca predatória nos arredores das Ilhas Galápagos.

“Você, que é bombardeado todos os dias pelo noticiário sobre desequilíbrio climático e a ‘destruição da Amazônia’, viu alguma vez os âncoras do Jornal Nacional (ou qualquer outro similar) se referirem a essa barbárie nas Ilhas Galápagos?”, questiona Marquezi. “Leu alguma coisa a respeito nos jornais? Viu um protesto de organização ambientalista em frente de algum consulado chinês? Leonardo DiCaprio tuitou algo a respeito? O papa protestou?”, prossegue ele com as perguntas em meio ao artigo “A China e a fábula dos pardais”.

https://revistaoeste.com/a-china-e-a-fabula-dos-pardais/

Revista Oeste

Para além de fábulas chinesas, a atual edição da Revista Oeste conta com reportagens especiais sobre a dupla vencedora nas eleições 2020 e a retomada econômica brasileira. A publicação digital ainda apresenta artigos de J. R. Guzzo, Augusto Nunes, Ana Paula Henkel, Guilherme Fiuza, Rodrigo Constantino, Bruno Garschagen e Theodore Dalrymple.

Startup de jornalismo 100% digital, a Revista Oeste é integralmente financiada pelo público. Para fazer parte da comunidade de leitores, basta clicar aqui e escolher entre os planos disponíveis. Como assinante, você poderá ir “direto ao ponto” do que realmente importa no jornalismo.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Envie-nos a sua opinião, sugestão ou crítica! Fale conosco
-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.
R$ 19,90 por mês