Advogado ligado a Gilmar Mendes é eleito para a corte interamericana

Nome foi indicado pelo Palácio do Planalto
-Publicidade-
Advogado Rodrigo Mudrovitsch | Foto: Reprodução/Itamaraty
Advogado Rodrigo Mudrovitsch | Foto: Reprodução/Itamaraty

Nesta semana, o governo brasileiro conseguiu eleger três nomes em organismo multilaterais. Nesta sexta-feira, 12, o advogado Rodrigo Mudrovitsch foi eleito para a ser juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos. Ele cumprirá mandato de seis anos (2022-2027).

Indicado pelo Planalto, Mudrovitsch é ligado ao ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal. O presidente Jair Bolsonaro chegou a levá-lo na comitiva brasileira para a Assembleia Geral da ONU, em setembro, a fim de apresentar o advogado para outras delegações e pedir votos para ele.

-Publicidade-

Em vídeo divulgado pelo Itamaraty, o advogado agradeceu o apoio que teve no Brasil, inclusive de Bolsonaro. “Também agradeço o amplo suporte que a minha candidatura recebeu dentro do meu país através de representante da duas casas do poder Legislativo, do poder Judiciário, da OAB, além de entidades, organizações, instituições e indivíduos”, disse.

Doutor em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Brasília (UnB), Mudrovitsch atua na área de direitos humanos e é membro de diversas comissões de juristas.

“O resultado demonstra, além das qualidades do candidato, o reconhecimento da atuação da política externa brasileira no sistema interamericano de direitos humanos”, comemorou o Ministério das Relações Exteriores, em nota.

Outros nomes

Também nesta sexta-feira, o professor George Rodrigo Bandeira Galindo foi eleito para a Comissão de Direito Internacional das Nações Unidas. Ainda nesta semana, o embaixador Santiago Mourão foi aprovado para presidir a Conferência-Geral da Unesco.

“O Itamaraty reitera as congratulações aos brasileiros eleitos e faz votos de êxito em suas novas funções”, escreveu a chancelaria brasileira.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.