Transmitida na semana passada, uma live da Agência Espacial Europeia (ESA, sigla em inglês) mostrou novas imagens de Marte. Trata-se da primeira transmissão diretamente do Planeta Vermelho.
Com início às 13 horas, no horário de Brasília, a transmissão durou uma hora. O objetivo era comemorar o 20º aniversário da missão Mars Express, da ESA, que registra fotografias de Marte desde 2004.
A transmissão apresentou novas imagens a cada 50 segundos. Em virtude da distância, as informações não chegaram à Terra em tempo real, mas, sim, a cada 20 minutos.
Como as novas imagens de Marte foram registradas
Os registros foram feitos e transmitidos diretamente da Câmera de Monitoramento Visual (VMC, na sigla em inglês), que está a bordo da Mars Express.
Ao contrário das outras câmeras da Mars Express, que têm seus dados coletados por espaçonaves quando não estão conectadas com uma antena da estação terrestre, a VMC tem seus lotes de imagens baixados a cada dois dias, que depois são processados e disponibilizados.
Apelidado de Mars Webcam, a VMC não era planejada para divulgação de imagens. Há 20 anos, seu principal objetivo era monitorar a separação do lander Beagle 2, da espaçonave MEX, com o envio de imagens de instrumentos e painéis solares sendo implantados.
“Essa é uma câmera antiga, originalmente planejada para fins de engenharia, a uma distância de quase 3 milhões de quilômetros da Terra — isso nunca foi tentado antes e, para ser honesto, não temos 100% de certeza de que funcionará”, disse James Godfrey, gerente de Operações de Naves Espaciais no centro de controle de missão da ESA em Darmstadt, na Alemanha.