A economia da Alemanha caminha para entrar em recessão. Segundo relatório elaborado pelo Deutsche Bank, maior banco do país, o tombo será de 1% em 2023. A queda no fornecimento de gás natural russo e a desaceleração da economia dos Estados Unidos pesam para o desempenho negativo.
Em mensagem enviada a clientes, o Deutsche Bank disse que a inflação no país (8,2%) ainda não atingiu o ponto mais alto. A instituição financeira também alertou para os perigos da dependência alemã do gás natural russo.
“Parece razoável supor que a Rússia vai procurar maneiras de interromper a atividade econômica na Europa, em retaliação às sanções ocidentais e ao apoio financeiro e militar à Ucrânia”, avaliam os economistas.
Na contramão, o Brasil cresce
De acordo com a projeção mais recente do Ministério da Economia, divulgada em 14 de junho, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil crescerá 2% neste ano. Anteriormente, a pasta estimava um crescimento de 1,5%. Com a nova revisão, o país deve gerar mais R$ 15 bilhões em 2022. Assim, as cifras previstas para este ano devem atingir quase R$ 10 trilhões.
“A aversão ao risco é um fenômeno mundial”, disse o ministro da Economia, Paulo Guedes. “A inflação está subindo no mundo inteiro. Os países estão revendo o crescimento para baixo. Estamos revendo para cima. Nossa expectativa está se confirmando. A crise lá fora será bem mais grave do que esperavam. Seguimos com crescimento.”
Relacionadas
A Secretaria de Política Econômica (SPE), vinculada ao Ministério da Economia, também revisou a projeção da inflação. Nesse caso, porém, houve redução no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
A previsão para o IPCA caiu de 7,9% para 7,2%. Ou seja, menos de 0,5 ponto porcentual. Ao mesmo tempo, a estimativa para o INPC passou de 8,4% para 7,1%. Na prática, a queda é superior a 1%.
Leia também: “O Brasil ‘despiorou’”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 119 da Revista Oeste
A Alemanha esnobou a Rússia de maneira vergonhosa. Só faltava agora esperar dos russos condescendência. Isso definitivamente não vai acontecer. Alemanha e os globalistas do Deep State americano não esperavam o Harai Goshi perfeito de Putin varrendo todos os adversários num golpe só.
Na contramão da história, temos hoje uma Rússia fascista e uma Alemanha socialista. O final deste conflito todos já sabem: a potência apoiada pelos E.U.A. exterminará a ditadura de estupradores sanguinários.
Fecha tudo, a economia a gente vê depois! Sem vida não tem economia, blá blá blá, 🤷🏻♀️
Puseram a culpa nos EUA.