Alibaba demite quase 10 mil funcionários em três meses

Medida reflete o atual momento das empresas globais de tecnologia, que buscam conter os gastos
-Publicidade-
A Alibaba chegou a ser a empresa mais valiosa da China
A Alibaba chegou a ser a empresa mais valiosa da China | Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

O gigante chinês de comércio eletrônico Alibaba demitiu 9,2 mil funcionários entre abril, maio e junho, informou a empresa. A companhia, com sede em Hangzhou, tinha pouco mais 245 mil colaboradores no fim do último trimestre, em um período que marcou a primeira contração de receitas de sua história.

A Alibaba já havia reduzido sua força de trabalho nos primeiros três meses do ano, com a demissão de 4,3 mil funcionários. Essa medida reflete o atual momento das empresas globais de tecnologia, que buscam conter os gastos. A inflação, os custos de produção e as tensões políticas atrapalham o setor.

-Publicidade-

Empresas norte-americanas, como Apple, Alphabet e Meta, também diminuíram o ritmo de recrutamento, enquanto a Amazon demitiu aproximadamente 100 mil pessoas. O Softbank, maior acionista da Alibaba e um dos investidores de capital de risco mais ativos do mundo, prometeu adotar medidas abrangentes de corte de custos, que afetariam significativamente o número de funcionários.

A Alibaba, que chegou a ser a empresa mais valiosa da China, viu seu valor de mercado cair depois que Pequim aumentou a repressão ao setor privado. A ditadura chinesa forçou sua afiliada financeira, a Ant Group, a cancelar o que teria sido a maior oferta pública de ações em 2020.

No exterior, os EUA adicionaram a Alibaba a uma lista de companhias que estão sendo removidas das bolsas de valores do país por causa da recusa chinesa em permitir que autoridades norte-americanas revisem o trabalho de seus auditores. A empresa busca uma listagem primária em Hong Kong, o que permitiria atrair mais investidores do continente.

Leia também: “O dono do mundo”, artigo de Dagomir Marquezi publicado na Edição 88 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário Ver comentários

  1. Espero que os “40 ladrões” não tenham sido mandados pro Brasil. Nos partidos PT, Psol, PSDB, pelo menos, não cabe mais ninguém!!!

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.