Cientistas encontraram um animal com maior número de patas do mundo. Trata-se do artrópode Eumilipes persephone, com 1.306 pernas, que se assemelha a uma corda enrolada. O bicho não chega a um centímetro de comprimento. A descoberta foi registrada na revista Scientific Reports, na quinta-feira 16.
No artigo, os pesquisadores destacam que, embora tenha sido nomeado há pouquíssimo tempo, o Eumilipes p. já está ameaçado. A espécie foi encontrada em um buraco criado para mineração em uma área rica em minérios preciosos, como ouro. O estudo advrete que a extração prejudica o animal.
Relacionadas
O animal não possui olhos — as antenas são sua única forma de perceber o mundo. “Esse é um animal surpreendente. Ele representa o alongamento mais extremo já visto em milípedes, que foram os primeiros animais a conquistar o solo”, disse o coautor do estudo, à agência de notícias Reuters.
Os biólogos acreditam que o artrópode encaixe os pés em pequenas fissuras no solo arenoso para andar. As fêmeas também possuem mais patas: dos quatro animais descritos no estudo, duas eram fêmeas, com 1.306 e 998 pernas; e dois eram machos, com 818 e 778.