O grupo radical islâmico Hamas lançou foguetes em direção ao território de Israel nesta segunda-feira, 10, como resposta aos novos confrontos entre palestinos e a polícia israelense na Esplanada das Mesquitas. Como noticiamos mais cedo, pelo menos 180 pessoas ficaram feridas no conflito.
Segundo informações da agência France-Presse, sete foguetes foram disparados pelo Hamas — um deles foi interceptado pelo sistema de defesa israelense. Ao menos um dos foguetes caiu em região montanhosa a oeste de Jerusalém, mas não houve feridos.
Leia mais: “Novo conflito em Jerusalém deixa 180 pessoas feridas”
Além disso, militantes do Hamas atiraram um míssil contra um veículo das forças de segurança de Israel e feriram o motorista. Há temor de que a escalada de tensão nos últimos dias seja o prenúncio de uma nova intifada palestina. O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) deve se reunir nas próximas horas para discutir a situação em Jerusalém.
Leia também: “Faixa de Gaza tem 3ª noite de conflitos, e Netanyahu convoca reunião de emergência”
Hoje se comemora o dia em que Israel conquistou, em 1967, Jerusalém Oriental e a Cidade Velha. Os locais abrigam edificações sagradas de muçulmanos, judeus e cristãos. Segundo a polícia, o conflito começou depois de os palestinos atirarem pedras e fogos de artifício na direção do Muro das Lamentações, onde milhares de judeus se reuniam para orar.
Leia também: “Israel: tumulto em festa religiosa deixa 44 mortos e mais de 100 feridos”
a mídia deveria explorar mais o fato de uma regia pobre ter centenas de misseis … quem está financiando… quem sãos os cúmplices?