-Publicidade-

Economia de Taiwan volta a superar a da China após 30 anos

Em termos proporcionais, PIB de 2020 da ilha ficou à frente do resultado do país comunista
Bandeira de Taiwan
Bandeira de Taiwan | Foto: Reprodução/Freepik

O Produto Interno Bruto (PIB) de Taiwan foi na contramão desse indicador na maioria dos países e fechou 2020 com crescimento. Mais do que isso, a economia da ilha asiática avançou mais que a da China, o que não ocorria havia 30 anos. A informação é da emissora norte-americana CNBC.

Leia mais: “Leilão do 5G: governo libera participação da Huawei na disputa”

No consolidado do ano passado, a economia de Taiwan cresceu 2,98% no comparativo com 2019. A da China, por sua vez, evoluiu 2,3%. O PIB taiwanês não aparecia, em termos porcentuais, à frente do dos rivais chineses desde 1990. Na ocasião, o avanço do PIB de Taiwan ficou em 5,5%, contra 3,9% da China, relembra o site 1 bilhão.

A disputa entre China e Taiwan não se resume à parte econômica. Há décadas à frente do governo de Pequim, o Partido Comunista Chinês reivindica controle sobre a ilha, também conhecida pelo nome de Formosa. Expulso da China continental em 1949, o Partido Nacionalista Chinês passou a ter sua atuação somente em Taiwan e outras ilhas menores — e com soberania reconhecida de forma limitada por entidades internacionais.

Projeção para 2021

Impulsionada pela fabricação de chips e equipamentos semicondutores, que fazem parte de carros e aparelhos celulares, a economia de Taiwan deve avançar ainda mais em 2021. Nova projeção estima que o PIB do país deva crescer 5,2% neste ano.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.
R$ 19,90 por mês