AstraZeneca revisa dados e diz que vacina tem 76% de eficácia contra covid-19

Comitê de monitoramento de dados de segurança dos Estados Unidos havia questionado informações apresentadas inicialmente sobre o imunizante
-Publicidade-
AstraZeneca atualizou dados de eficácia de sua vacina contra a covid-19
AstraZeneca atualizou dados de eficácia de sua vacina contra a covid-19 | Foto: Adriana Toffetti/A7 Press/Estadão Conteúdo

Depois de ter sido questionada por um comitê de monitoramento de dados de segurança nos Estados Unidos, a AstraZeneca anunciou a revisão dos índices de eficácia de sua vacina contra a covid-19, produzida pela Universidade de Oxford. De acordo com os novos dados, o imunizante atingiu 76% de eficácia em casos sintomáticos da doença e 85% no grupo de idosos com 65 anos ou mais.

Leia mais: “Tudo o que você precisa saber sobre a vacina da Oxford”

-Publicidade-

A empresa ainda aguarda a avaliação final de 14 possíveis casos de covid-19, o que pode mudar ligeiramente o índice total de eficácia da vacina. Antes dos questionamentos nos EUA, a companhia havia divulgado uma eficácia de 79%. Em relação aos casos graves de covid-19, a AstraZeneca informou que a eficácia se manteve em 100% — ou seja, não houve nenhum caso grave da doença entre os participantes do estudo que receberam o imunizante.

Leia também: “Vacina da Oxford: países retomam uso após aval da ‘Anvisa’ da UE”

Os testes da fase 3 do ensaio clínico envolveram 32.449 voluntários nos Estados Unidos, no Chile e no Peru. De todos eles, apenas 190 tiveram sintomas de covid-19. Na nova análise, foram incluídos 49 casos da doença que não estavam na primeira etapa (antes, apenas 141 casos sintomáticos haviam sido considerados).

*Com informações da agência France-Presse

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias.
Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.