Astrônomos encontram asteroides escondidos sob o brilho do Sol

Objetos estão no interior do sistema solar, entre as órbitas da Terra e de Vênus

A Oeste depende dos assinantes. Assine!

-Publicidade-
O brilho do Sol esconde alguns asteroides
O brilho do Sol esconde alguns asteroides | Foto: Reprodução/SpaceEngine

Astrônomos do Carnegie Institution for Science, nos Estados Unidos, identificaram três novos asteroides escondidos sob o brilho do Sol. Um deles, qualificado como “potencialmente perigoso”, é o maior detectado nos últimos oito anos. O estudo completo foi publicado na revista científica The Astronomical Journal.

Esse asteroide recebeu o nome de 2020 AP7. Ele possui 1,5 quilômetro de largura e tem uma órbita arriscada, que, no futuro, poderia colocá-lo em rota de colisão com a Terra. Os outros asteroides, 2021 LJ4 e 2021 PH27, estão mais distantes do planeta habitado por humanos.

-Publicidade-

Os asteroides foram capturados pela Dark Energy Camera, montada no telescópio Víctor M. Blanco, no Chile. Os objetos estão escondidos no interior do sistema solar, entre as órbitas da Terra e de Vênus.

Essa é uma região de difícil observação, em virtude da interferência do brilho do Sol. O 2021 PH27, aliás, foi classificado pelos cientistas como o asteroide mais próximo do astro já detectado.

A pesquisa pode ajudar os cientistas a compreenderem a distribuição de pequenos corpos do sistema solar. A detecção dos asteroides também possibilita que os astrônomos entendam como os objetos são transportados pela região interna do sistema solar e como as interações gravitacionais e o calor do Sol podem contribuir para a fragmentação dos asteroides.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.