Ativista de Hong Kong é condenado a dez meses de prisão

Joshua Wong, de 24 anos, participou, no ano passado, de uma vigília para relembrar as vítimas do massacre da Praça da Paz Celestial, em Pequim, em 1989
-Publicidade-
Ativistas que participaram de manifestação foram condenados à prisão na China
Ativistas que participaram de manifestação foram condenados à prisão na China | Foto: Reprodução/Redes Sociais

O ativista Joshua Wong, de 24 anos, foi condenado a mais dez meses de prisão na China por ter participado, no ano passado, de uma vigília para relembrar as vítimas do massacre da Praça da Paz Celestial, em Pequim, em 1989. Ele já cumpria 13 meses e meio de detenção por outras condenações.

Além do líder estudantil, foram condenados os ativistas Lester Shum (6 meses de prisão), Tiffani Yuen e Janelle Leung (ambos sentenciados a quatro meses de cadeia).

Leia mais: “Chanceler dos EUA declara que Biden não quer ‘conter’ a China”

-Publicidade-

Na audiência realizada nesta quinta-feira, 6, o juiz Stanley Chan considerou que os atos dos quatro ativistas condenados foram “premeditados”. Segundo o magistrado, a manifestação — que transcorreu de forma pacífica — poderia gerar atos de violência em meio à tensão política de Hong Kong, palco de uma série de protestos contra o governo local.  “Esta sentença deve desencorajar a prática de crimes e a reincidência”, anotou o juiz.

Leia também: “O jogo do gigante”, reportagem publicada na Edição 58 da Revista Oeste

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site