Ambientalistas jogaram tinta preta no quadro Morte e Vida, do pintor austríaco Gustav Klimt, na terça-feira 15, em Viena, na Áustria. O caso aconteceu no Museu Leopold, e é o mais recente ataque contra obras de arte no mundo.
Os dois ativistas pertencem a um grupo chamado Last Generation (Última Geração, na tradução em português). Imagens da ação foram divulgadas no Twitter. O grupo assumiu a autoria do ataque.
“Pessoas da Última Geração derramaram óleo na pintura de Klimt ‘Morte e Vida’, no Museu Leopold hoje. Novos poços de petróleo e gás são uma sentença de morte para a humanidade”, escreveu.
🛢️EILT: Klimt's "Tod und Leben" im Leopold Museum mit Öl überschüttet🛢️
Menschen der Letzten Generation haben heute im Leopold Museum das Klimt-Gemälde "Tod und Leben" mit Öl überschüttet. Neue Öl- und Gasbohrungen sind ein Todesurteil für die Menschheit. pic.twitter.com/4QKAklB9Af
— Letzte Generation Österreich (@letztegenAT) November 15, 2022
O quadro não sofreu danos por estar protegido por um vidro. “Felizmente, a obra de arte não foi danificada”, disse o diretor do museu, Hans-Peter Wipplinger, em entrevista a jornalistas. Segundo ele, o espaço aumentou recentemente a segurança, em razão de ações semelhantes em outros museus.
A polícia esteve no local logo depois do ataque, e os dados pessoais dos ativistas foram coletados, informou o museu.
Klimt pintou Morte e Vida em 1910 e retrabalhou na obra em 1912/1913 e novamente em 1915/1916. Representa a morte à esquerda e a vida — homens, mulheres e crianças — à direita.
Quanta bobagem. Oh falta de raciocínio, e pensam que estão abafando.
não arrumam nem o próprio quarto mas querem mudar o mundo. E mudam, p/ pior. Quase quarentões morando e dependendo do papai ainda… revolucionários… geração de merda.
Os ambientalistas que fizeram isso atiraram no próprio pé, pois uma das supostas bandeiras deles é justamente a defesa ao meio ambiente cultural!
Me engana que eu gosto.O Museu Leopold é cúmplice desses imbecis.Não se iludam.
Os dados foram coletados? Como assim? Tinham q colocar esses fdp na cadeia.
O planetinha azul pede socorro! Já são aproximadamente oito bilhões de cretinos barbarizando tudo. Se não querem aquecimento global e poluição a solução é simples: deixem de comer e não se reproduzam pelos próximos 100 anos…
A morte sempre à esquerda, fato!
O quadro então representa bem o Brasil…..Morte à esquerda e VIDA à direita…..