Balão espião: secretário de Estado de Biden adia viagem à China

Blinken adia viagem à China depois que um suposto balão de espionagem chinês entrou em espaço aéreo norte-americano

A Oeste depende dos assinantes. Assine!

-Publicidade-
O balão está carregando equipamento de vigilância e uma carga, disse Ryder, porta-voz do Pentágono | Foto: Reprodução/YouTube
O balão está carregando equipamento de vigilância e uma carga, disse Ryder, porta-voz do Pentágono | Foto: Reprodução/YouTube

Os Estados Unidos rastrearam um balão chinês entendido como “espião” sobre o Estado de Montana, na quinta-feira 2, fato que pode adicionar mais tensão às relações entre os dois países. A China disse que se trata de um “dirigível”, que está sobrevoando os EUA para fins meteorológicos civis e científicos e lamentou que o balão tenha “se desviado acidentalmente” para o espaço aéreo dos EUA.

“O dirigível é da China. É um dirigível civil usado para fins de pesquisa, principalmente meteorológicos”, disse um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês nesta sexta-feira, 3. “Afetado pelos Westerlies e com capacidade limitada de autodireção, o dirigível se desviou muito de seu curso planejado.”

O porta-voz do Pentágono, general Patrick Ryder, disse que o governo dos EUA está rastreando o balão há vários dias, enquanto ele sobrevoava o norte do país, informando que o objeto é um “balão de vigilância”. Mas afirmou que “não representa uma ameaça militar ou física para pessoas no chão”.

-Publicidade-

“O governo dos Estados Unidos detectou e está rastreando um balão de vigilância de grande altitude que está sobrevoando a parte continental dos Estados Unidos neste momento”, disse Ryder. “O governo dos EUA, incluindo o Norad, continua a rastreá-lo e monitorá-lo de perto. O balão está atualmente viajando a uma altitude bem acima do tráfego aéreo comercial e não representa uma ameaça militar ou física para as pessoas no solo.”

O Comando de Defesa Aeroespacial Americano disse que vai continuar o monitoramento o objeto. “O balão violou o espaço aéreo dos EUA e a lei internacional, o que é inaceitável”, disse o porta-voz do Pentágono, acrescentando que os EUA comunicaram isso aos líderes chineses.

Por causa do incidente, o secretário Antony Blinken adiou uma viagem programada para a China.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

3 comentários Ver comentários

  1. Nesse exato instante centenas de satélites americanos, russos, chineses, etc…estão fotografando, filmando, escutando, etc… tudo e todos no mundo todo, mas um balãozinho meteorológico causa esse tumulto todo. É muita falta do que fazer.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.