Um detalhe captado por observadores atentos em Top Gun: Maverick tem esquentado o clima com a China. No filme, Tom Cruise aparece vestindo uma jaqueta com a bandeira de Taiwan, considerada um símbolo separatista por autoridades chinesas, que reivindicam a ilha como parte de seu território.
No trailer do filme, de 2019, a bandeira de Taiwan parecia disfarçada, o que levou ao entendimento de que os produtores teriam cedido à censura chinesa.
No entanto, Top Gun: Maverick estreou nesta semana em Taiwan e inspirou aplausos entusiasmados quando os fãs notaram a bandeira local nas costas de Tom Cruise. Nas redes sociais alguns internautas da ilha agradeceram ao ator norte-americano pelo gesto, em repercussão teoricamente incômoda ao governo chinês.
A jaqueta usada pelo personagem Pete ‘Maverick’ Mitchell é uma homenagem ao seu falecido pai, que apareceu no Top Gun de 1986. A bandeira é uma referência ao serviço do parente no cruzador USS Galveston CLG-3 no Oceano Pacífico.
Thank you Maverick, Sir. ? @TopGunMovie @TomCruise for ?? ???? #taiwan #democracy
BRILLIANT MOVIE, loved every second of it ???????????????⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ pic.twitter.com/Vz5UdwBIrP— HD for Stefanos ??? (@heidiyhfl) May 31, 2022
A expectativa é que Top Gun: Maverick não seja lançado na China, que permite que apenas alguns filmes estrangeiros sejam exibidos a cada ano no país, sempre com aprovação de censores. Assim, a bandeira taiwanesa acabou “liberada” para aparecer.
Nos últimos anos, Hollywood fez algumas concessões para agradar à censura chinesa, em nome de boas previsões de arrecadação no país. Remoção de cenas e diálogos são comuns para se adaptar ao mercado chinês. Recentemente, um trecho de Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore foi removido para exibição na China, em razão de uma conotação de relacionamento homossexual.
Masculinidade excessiva
O lançamento de Top Gun: Maverick na última semana representou a maior bilheteria de estreia da carreira do veterano Tom Cruise, com US$ 250 milhões (quase R$ 1,2 bilhão).
No Brasil, o filme se tornou alvo de ataques de críticos de cinema brasileiros, acusado de “masculinidade excessiva” e “testosterona demais”. O longa-metragem é uma continuação de um clássico de ação dos anos 1980 que catapultou a carreira de Cruise.
O que a China quer mais? Já não detém um dos maiores territórios do mundo??
Essa crítica de que “até os aviões tem forma fálica” é a mais surreal de todas!!!…
Já imaginaram um jato de combate em forma de xavasca?!?! A aerodinâmica, onde fica?
Só na mente doentia do crítico de cinema!… huahuahua
fILMAÇO, ASSISTI E VOU DENOVO LEVAR MINHA ESPOSA, A MELHOR PIADA SEXISTA ESTA NO FILME E EU RI MUITO.
CONTRA A HOMOSSEXUALIZAÇÃO DO MACHO HETERO TOXICO, ACREDITO QUE SEJA APENAS UM BOM FILME, SE FOSSE PRA MOSTRAR A NOJEIRA QUE É O HABITO HOMOSSEXUAL TERIA MOSTRADO UMA ORGIA GAY ONDE TODOS ESTARIAM TRANSDANDO UNS COM OS OUTROS, SENDO ASSIM, NÃO O TENDO, É APENAS UM BOM FILME QUE MATOU IRANIANOS E RUSSOS.
E AQUI NO BRASIL, SÓ MIMIMI,
O MAVERICK NÃO USOU BOTINHA ROSA, NEM BEBIA CERVEJA SEM ÁLCOOL E ISSO DEU XILIQUE NO PESSOAL
SINTO MUITO POR TER IRRITADO A TODES.
KKKKKKKKKKK
O mundo inteiro se digladiando por liberdade político-territorial, por ameaças concretas de guerra e invasão e o jornalista da Gobbels preocupado com masculinidade.
Qto aos chineses se incomodarem deve ser equivoco. Pois ja devem ter percebido q os americanos só sao “fod..” nos filmes. Na real mesmo fazem um monte de trapalhada e acabam se enrolando neles mesmos.
Os q acham q tem “testosterona” demais podem secenrolar em suas bandeiras e saltar de um algum precipicio… a natureza nem dara falta
VAI SE FWDER CHINA
De tudo o que se leu na reportagem, o mais bizarro é a opinião dos críticos brasileiros em relação a masculinidade excessiva do ator principal, demonstrada no filme. Parece que é proibido ser masculino hoje no nosso País.
Kkkkkk……sabia que iria estourar nas bilheterias de todo o mundo.
Avião como extensão Fálica…..kkkk isso é Patologia já….!!!!
Bando de Chibungos querendo impor seu ” Jeito ” …. tá feia a coisa.