publicidade
Mundo

Bashar Al-Assad está em Moscou, diz imprensa russa

Ex-ditador sírio é aliado de longa data do Kremlin

Assad e Putin
Assad e Putin durante encontro em outubro de 2015 | Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

O ex-presidente da Síria, Bashar al-Assad, está em Moscou e recebeu asilo na Rússia, informou uma fonte do Kremlin à TASS, agência estatal de notícias da Rússia. “Assad, junto com os membros de sua família, chegou a Moscou”, disse uma fonte da agência neste domingo, 8. “A Rússia, por razões de caráter humanitário, concedeu asilo a eles.”

Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Receba nossas atualizações

Moscou considera necessário retomar as negociações para resolver a situação na Síria, por meio da Organização das Nações Unidas (ONU). Líderes da oposição armada síria garantiram a segurança das bases militares e instituições diplomáticas russas no território sírio.

Mais cedo, o paradeiro de Assad e de sua família era incerto. Por meio de dados do site Flightradar, que monitora o mapa da aviação em todo o mundo, foi constatado que o único avião no campo aéreo sírio havia sumido do mapa.

Acreditava-se até que a aeronave tivesse desligado os radares ou sido abatida.

Bashar al-Assad, sob cerco de rebeldes na Síria: Egito e Jordânia sugerem pedido de exílio ante o avanço das forças de oposição | Foto: Reprodução/Twitter/X
Bashar al-Assad, sob cerco de rebeldes na Síria: Egito e Jordânia sugerem pedido de exílio ante o avanço das forças de oposição | Foto: Reprodução/Twitter/X

Rússia diz que Bashar Al-Assad deu instruções para ‘transição pacífica’

O governo da Rússia informou neste domingo, 8, que Al-Assad deixou a Síria com instruções para membros de seu governo fazerem uma “transição pacífica”. Rebeldes tomaram Damasco, a capital do país, neste domingo.

Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia informou que Assad “decidiu deixar o posto presidencial e deixou o país, dando instruções para transferir o poder pacificamente”. A Rússia destacou que “não participou dessas negociações”.

A Rússia e o Irã são aliados históricos de Assad. Na Primavera Árabe, em 2000, os governos autocráticos dos dois países enviaram ajuda para o ditador derrotar os insurgentes numa sangrenta guerra civil. A repressão aos protestos foi violenta e resultou em centenas de mortes, além da migração forçada de mais de 500 mil pessoas.

Leia mais:

Leia também: “Falta o Irã”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 237 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. Christian
    Christian

    Onde mais poderia estar ? Os Russos que sempre o apoiaram e venderam milhões em armar para a Síria so poderia tê-lo acolhido.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade